Yandex: Conheça a empresa russa que é a cara do Google

Escritório Yandex
Publicado por Alexandre

Quando pensamos em mecanismos de busca, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é o Google e Bing. Essas duas ferramentas são as maiores do mercado quando o assunto é motor de pesquisa. Entretanto, é possível sair desse zigue-zague Google-Bing e se valer de uma terceira força vinda da nossa querida Paraná europeia, digo… da Rússia. Estamos falando do Yandex, o mecanismo de pesquisa mais popular da terra de Tchekhov.

Imagine o Google. Agora adicione umas garrafas de vodca, traduza para o russo e… Pronto! Você acabou de mentalizar o Yandex. Brincadeira à parte, o modelo de negócio e a área de atuação do Yandex, de fato, se parece muito com o Alphabet, conglomerado criado em 2015 e que é mãe da Google Inc. As semelhanças começam com o motor de busca homônimo, que detém cerca de 89% de todas as buscas realizadas na Rússia.

Principais produtos do Yandex

O Yandex conta com um serviço de webmail, mapas, busca de imagens e vídeos. A companhia russa também possui um serviço de rastreamento de desempenho de aplicativos e websites parecido com o Google Analytics, chamado de App Metrica, que junta, em um único lugar, dados de rastreamentos de aplicativos de celular e acessos feitos em sites.

Tela inicial do Yandex

Tecnologia de anúncios

Assim como o Google Inc., O Yandex adquire parte, se não a maior parte, de suas receitas através de anúncios. Nada mais lógico que criar o próprio sistema de veiculação de propagandas (Bem no estilo Google AdWords) e exibi-los nos resultados das buscas de um de seus maiores produtos, o Buscador. Dá para criar campanhas contextuais e para dispositivos móveis, atingir uma audiência de 52 milhões de usuários na Rússia, Cazaquistão, Ucrânia e Turquia. Além de segmentar os anúncios de acordo com as necessidades e preferências do anunciante.

Yandex.Connect, tudo o que a sua empresa precisa

O Google possui o G Suite, que reúne um pacote de serviços essenciais para empresas? O Yandex possui o Yandex.Connect, um serviço com objetivos parecidos com os do concorrente de Mountain View. O Yandex.Connect possui ferramentas de webmail com domínio personalizado, um sistema de armazenamento como Google Drive, um mensageiro e até um criador de wikis. E o mais legal de tudo: É possível utilizar os serviços de graça!

yandex connect

Ainda não disponível em português

Talvez o grande empecilho entre as ferramentas da companhia russa e os usuários brasileiros seja o idioma. A pesar de os produtos da gigante russa ainda não terem sido traduzidos para a língua de Camões, podemos utilizá-los em inglês. Depois da invenção dos ícones e botões na interface gráfica, o idioma passou a ser uma coisa secundária.

E então, ficou empolgado com o que os russos andam desenvolvendo enquanto curtem um inverno de -15º?