Xenu Link Sleuth – Corrija as URLs quebradas do seu site

Existem centenas de ferramentas que nos auxiliam na difícil tarefa de alcançar posições melhores nos mecanismos de busca. Uma em especial que verifica a existência de links quebrados é Xenu Link Sleuth, um programa que checa URL por URL e te dá uma relatório detalhado com informações sobre links quebrados e outras coisinhas. O melhor de tudo é que você pode exportar facilmente os relatórios ou mesmo criar um sitemap com absolutamente todos os links do seu site. Confiram uma pequena analise do Xenu Link Sleuth e entenda o quão importante ele é para ter uma boa navegação do usuário.

Apesar de o Xenu Link Sleuth ser usado majoritariamente para verificar a existência de links quebrados, ele tem várias outras funções que são importantíssimas, entre elas está a possibilidade de verificar os títulos longos, curtos ou inexistentes, a estrutura da informação do seu site, tamanho das páginas, tipos dos links, criar um sitemap Google e tantas outras.

tela xenu link sleuth

Tela do Xenu Link Sleuth

URLs inválidas

Verificar os links quebrados é algo que todo webmaster que se preze deve fazer, mas quando o website é muito grande, isso se torna uma tarefa nada fácil. Não dá pra sair seguindo URL por URL até encontrar aquela que retorna uma erro 404. Além de não ser a forma mais adequada de fazer a checagem, ela é também muito trabalhosa, demandando tempo, paciência e dedos. Mas quando um processo se torna muito repetitivo, temos a chance de nos valermos de certas ferramentas que nos poupam um valioso tempo. O Xenu é uma dessas ferramentas e pode ser adquirido gratuitamente (link para download).

Verificando links quebrados com o Xenu Link Sleuth

Depois de baixar a versão adequada do Xenu para o seu sistema operacional, instale o executável. Ele tem um visual meio Cientológico e apesar de ser um programa em inglês, é bastante intuitivo. Abra o programa e clique em “File” e depois em “Check URL…” no campo referente ao URL de análise, insira a raiz do seu site, ou de qualquer outro que queira analisar, Ex.: http://www.meusite.com.br, se não quiser analisar os links externos, vá até “Options” e desmarque a opção “Check External Links”, pronto, aperte o botão de iniciar e veja a mágica ser feita.

Configurações básicas

O tempo de execução do programa vai depender de três fatores: quantidade de URLs do seu site, a velocidade da sua conexão à Internet e quantidade de Parallel Threads de você especificar para a checagem. A quantidade padrão é 30, mas dependendo da velocidade de sua conexão, você pode diminuir esse número. O recomendado é você desativar qualquer programa que utilize muito a sua banda, caso contrário você pode ter falsos positivos de timeout atingido, e isso não é bom para os relatórios. A quantidade de linhas paralelas ou Parallel Threads, pode ser especificada indo em “Option>Preferences…” lá, além de encontrar as configurações básicas do Xenu, você também pode configurar a profundidade máxima, sitemap, estatísticas, entre outros. Recomendo que deixe tudo do jeito que está e faça os testes.

Salvando os relatórios

Você pode exportar as URLs com um arquivo de sitemap. Usar essa função não é muito recomendada, já que a maioria das pessoas possuem sites dinâmicos, que recebem sempre novas atualizações e para que o sitemap receba as novas URLs, seria necessário fazer uma nova checagem com Xenu, o que é bem trabalhoso. Existe a opção de salvar um arquivo .xen, que pode ser aberto mais tarde com o programa e tem também a possibilidade de salvar para o Excel.

Xenu Link Sleuth + Excel

Se você quiser analisar as URLs usando o Excel, você pode, basta clicar em “Export to TAB separeted file…” salve o arquivo com a extensão .xls, depois é só abrir o arquivo com o Excel. O interessante de usar o Excel é que você pode filtrar alguns dados mais específicos. Se você quiser, por exemplo, saber as imagens com título alt ausente.