iPhone

WireLurker, conheça a nova praga que ameaça os usuários de iOS

Novo vírus para iPhone se propaga na China

Um novo vírus para iPhone tem se propagado na China e ameaça chegar à América embarcado numa pequena ferramenta do sistema que permite às empresas instalarem aplicativos de fontes desconhecidas. Calma, calma… sensacionalismo à parte, o WireLurker, como ficou conhecido o novo vírus, não é uma ameaça iminente à segurança global, mas merece um pouco de atenção.

Como o WireLurker se propaga

A Apple tem um sistema de aprovisionamento corporativo que permite às empresas que desenvolvem seus próprios aplicativos os instalarem sem passarem pela loja oficial da companhia. E é justamente aí onde mora o perigo do novo vírus. O WireLurker primeiro infecta um computador, depois, quando um iPhone é plugado à máquina, ela infecta o aparelho do usuário se valendo dessa “brecha”. Como na China é proibido o uso de sites estrangeiros, os chineses usam sites não oficiais de download e acabam baixando aplicativos infectados com o vírus para suas máquinas, que por sua vez acabam infectando iPhones que se conectam a elas via USB.

Ataques a iphones da China

Esse vírus infecta apenas quem tem jailbreak, certo?

Aparentemente, tantos os usuários que fizeram o jailbreak em seus aparelhos, quanto aqueles que não o fizeram estão sujeitos à infecção. Depois de instalado, o vírus pode roubar dados pessoais, vasculhar mensagens e fazer outras coisas maliciosas. Até o momento, o código do malware foi identificado em 467 programas no Maiyadi App Store, um site de download de aplicativos para iPhone, iPad e Mac da China. Ao todo eles tiveram 356 mil downloads.

Veja mais: , , ,