Windows, o sistema operacional mais utilizado do mundo

O Windows, ou Microsoft Windows, é uma família de sistemas operacionais com interface gráfica desenvolvida pela Microsoft Inc., empresa estadunidense de tecnologia criada por Bill Gates. Os principais sistemas operacionais para computadores que fazem parte da família Windows são: Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows XP, Windows 2000, Windows 98, Windows 95 e Windows NT. Ainda existe as versões embarcadas que equipam smartphones, tablets e PDAs, como Windows Phone, Windows Mobile e Windows CE. Windows é o sistema operacional mais utilizado do mundo, mas conta com uma gigantesca quantidade de cópias piratas.

A primeira versão do sistema Windows

A primeira versão do Windows, o Windows 1.0, foi lançado em 1985 e funcionava como uma interface bidimensional rodando em cima de um sistema operacional, o MS-DOS, de propriedade da Microsoft. Para rodar o Windows 1.0, era necessário possui a versão 2.0 ou superior do MS-DOS, 256 kB de RAM e um disco rígido, sim, naquela épica a maioria dos computadores não tinham um disco rígido.

Windows 95

Windows NT

O Windows passou a ser considerado realmente um sistema operacional a partir da Versão NT, quando o sistema passou a usar uma nova tecnologia e abandonou de vez o MS-DOS. , ficando, inclusive, mais estável e seguro. Parte do código que deu origem ao Windows NT veio do OS/2 que estava sendo desenvolvido pela Microsoft e IBM.

Windows 8

A última versão estável do Windows é a 8. O Windows 8 traz uma nova interface, chamada de Metro que dá ao sistema a qualidade de ser híbrido. O sistema funciona bonitinho tanto em desktops quanto em tablets mais casca-grossa. O Windows 8 está prestes a ser atualizado para a versão 8.1, que traz de volta o botão inicial, clamado pelos usuários do sistema depois que foi retirado com o Windows 8.0.

[button url=”http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Windows” target=”_blank” style=”grey” size=”small”]wikipedia[/button]