Windows Phone: o sistema operacional móvel da Microsoft

O Windows Phone é sistema operacional para dispositivos móveis de propriedade da Microsoft. Ele é sucessor do Windows Mobile e já é o segundo sistema operacional móvel mais usado na América Latina, atrás apenas do Android, da Google. O Windows Phone foi lançado em 2010 como nome de Windows Phone 7 equipando aparelhos da linha Lumia, da Nokia e Omnia, da Samsung. A última versão do sistema é a Windows Phone 8, lançada em outubro de 2012.

Interface Metro

O Windows Phone tem uma interface completamente nova, fazendo contraste com o seu antecessor. A tela principal é composta por “mosaicos dinâmicos”. Eles são atalhos rápidos para aplicações, funções, recursos e itens do sistema. As caixas do sistema são dinâmicas e atualizam-se constantemente, mostrando e-mails, mensagens, fotos e contatos.

Windows Phone 8

Windows Phone e Windows 8

O Windows Phone tem uma nova interface gráfica. Ela é completamente diferente da utilizada pelo seu antecessor, que parecia mais uma simplificação da interface usada nos computadores. A interface Metro, completamente redesenhada, permite uma melhor experiência de uso voltado para o público em geral.

A interface Metro caiu tão bem no Windows Phone que a Microsoft resolveu acrescentá-la na próxima versão do seu sistema operacional para computadores, o Windows 8. Desde então, o Windows 8 se transformou em um sistema operacional híbrido. Ele funciona bem tanto em tablets mais potentes quanto em computadores.

Integração total com serviços da Microsoft

Uma característica do Windows Phone é que ele tem integração total com os serviços e aplicativos da Microsoft, como SkyDrive, Skype e Outlook.com. Além de ter uma interoperabilidade entre documentos editados no Microsoft Office do Windows Phone e do computador com a suíte da Microsoft.

A integração com o Xbox Live também é possível com o Windows Phone. Isso traz ainda mais vantagens para quem é um Gamer. A Microsoft é a empresa que mais tem acordo com as desenvolvedoras de jogos, peças e placas para os jogadores e o mercado Mobile de jogos eletrônicos só faz crescer.