Windows CE: O sistema operacional enxuto da Microsoft

O Windows CE é um sistema operacional para dispositivos embarcados desenvolvido do zero pela Microsoft. Ele foi lançado oficialmente em 1996, ou seja, tem 21 anos de idade. É um sistema bidimensional e já foi muito utilizado para equipar smartphones, tablets e PDAs de baixo desempenho. A Microsoft já abandonou o Windows CE e oferece suporte apenas ao Windows Phone. Mas ele ainda é muito utilizado por empresas para realizar coleta de dados, por exemplo. Inclusive você pode encontrar vários desses dispositivos à venda no mercado livre em uma busca rápida.

Interface gráfica do Windows CE

O Windows CE tem uma interface gráfica muito parecida com a do Windows 95. Quem já está familiarizado com os sistemas da Família NT não deve sentir dificuldade em usar o sistema. Quase todos os usuários dos computadores modernos que estão acostumados com o Windows XP devem achar fácil manusear o Windows CE, dada as semelhanças de interface gráfica do usuário e até mesmo funcionalidades, apesar das limitações que um sistema embarcado impõe.

Interface Windows CE

Navegador no Windows CE

O Windows CE passou a usar o Internet Explorer 6.0 a partir da versão 5, o que possibilitou o desenvolvimento de aplicações web bem antes do Android se consolidar como sistema operacional mais usado do mundo e revolucionar a forma como trabalhamos com aplicações. Por muito tempo o Windows CE foi utilizado por aparelhos de navegação GPS, mas foi recentemente substituído por sistemas mais modernos e de distribuição livre, como o Android.