Tecnologia

VoLTE – Permite voz em redes LTE 4G para operadoras

VoLTE

Quando o padrão LTE foi criado, o foco era a alta velocidade de transferência de dados. Diferente do que acontece com o WCDMA, tecnologia usada no 3G onde o foco era a transferência de voz, o LTE, foi criada para que os dados fossem transmitidos de forma mais eficiente, permitindo que alcancemos uma taxa de transferência de até 100 Mbps de download e 50 Mbps de upload. Mas um problema surge com esse padrão, por ele ser totalmente voltado para a transmissão de dados, simplesmente você não pode realizar uma chamada de voz ou mesmo enviar SMS. Esse tipo de “evolução” causaria uma tremenda revolução na forma como as pessoas se comunicam. Com a massificação do uso se smartphones, as pessoas simplesmente aposentariam as ligações por voz e passariam a usar VoIP, SMS seria coisa do passado e aplicativos como o WhatsApp tomariam conta do mercado. Como o LTE é uma rede de altíssima velocidade e totalmente voltada para IP, diferente do WCDMA, as pessoas ganhariam com ligações mais baratas e uma qualidade de voz melhor, já que não ficariam limitadas a uma chamada de voz que funciona com uma qualidade 8kbps.

Rede LTE vs Operadoras brasileiras

Nesse novo modelo de negócio, as operadoras de telefonia prestaria apenas o serviço de conexão à rede LTE. Isso impactaria no lucro que essas empresas tem no modelo atual, que vem na sua maior parte, das ligações caríssimas e no envio de SMS, coisa que também não é focado pelo LTE. Mas então porque essas empresas estão implantando o LTE, já que isso não é bom para os seus lucros? Simples, graças a uma pequena gambiarra, coisa que brasileiro adora, seria possível conseguir fazer com que os aparelhos 4G façam chamadas de voz e transfiram SMS. Duas possíveis soluções para esse pequeno empasse seria:

  1. As pessoas usam o 4G normalmente com estrambólicas taxas de transferências de dados, mas na hora em que essas pessoas forem realizar uma chamada telefônica, a sua rede é rebaixada para a 3G.
  2. Através do VoLTE seria possível realizar chamadas e enviar SMS sem problemas. Mantendo os lucros das operadoras e a satisfação dos clientes.

Como funciona o VoLTE?

VoLTE significa “Voice over LTE”. É uma forma de transferir voz através de uma rede LTE e começou a ser desenvolvido em 2010, ganhando colaboração de mais de oitenta operadores, entre eles estão AT & T, Verizon Wireless, Nokia e Alcatel-Lucent.

Alguns características do VoLTE devem ser garantidos, são eles:

  • Garantir a continuidade de chamadas de voz quando o usuário se move de uma área de cobertura LTE para outro.
  • Encaminhamento de portadores para chamadas de voz quando o cliente estiver em roaming.
  • Criação de estruturas comerciais para roaming e interconexão de serviços implementados usando as definições VoLTE.

Implantação do VoLTE

A implantação do VoLTE é um ponto positivo. Basta instalar um software no aparelho do usuário para que funcione corretamente. E nem precisa sair de fábrica com esse software, ele pode ser fornecido na forma de um aplicativo que o usuário baixa para poder realiza chamadas.

Fonte: Radio-Electronics

Tags: , , ,
  • Pedro

    muito interessante PORÉM qual app que enquadraria? Procurei e não achei nenhum software que convertesse dados em voz comum (VoLTE)….