Ultra HD – TV

As primeiras telas Ultra HD 4K já estão chegando no mercado, com preços exorbitantes sim, mas é sempre assim o lançamento de uma nova tecnologia, aos pouco elas entrarão nas residências brasileiras. Já escrevemos aqui no blog um panorama geral sobre o Ultra HD, falando um pouco sobre cada uma das tecnologias que a compõe e de tecnologias satélites, que podem ajudar na sua expansão. Nesse artigo específico, falaremos um pouco mais da tecnologia 4K, a mais próxima de nós e a que substituirá o Full HD. Continue lendo e confira todas as novidades.

O que é o Ultra HD 4K?

O 4K é uma forma de gravar e exibir vídeos com tamanho duas vezes, tanto vertical quanto horizontalmente, maior que o Full HD. Com uma imagem 4K dá pra em quatro TVs Full HD sem perda na qualidade da imagem. Isso quer dizer que quando colocamos essa imagem gigantesca em uma tela com dimensões comerciais, elas ficam com uma ótima qualidade. Mas ainda enfrenta muitos empecilhos tecnológicos.

Empecilhos tecnológicos que o 4K enfrenta

Um dos problemas que impedem a massificação do uso do 4K está primeiramente no preço, que ainda gira em torno da casa dos milhares de reais, depois vem a quantidade de conteúdo gravado em 4K, ainda pouco. Pouquíssimo conteúdo está disponível em 4K, mas esse número está crescendo gradativamente, a própria Sony lançou recentemente um serviço de download com cerca de 70 filmes em 4K.

Distribuição de conteúdo

A forma como o conteúdo em 4K é distribuído também é um pequeno problema. Mídias Blu-Ray não comportam um vídeo em 4K, que facilmente chega a 150 GB. Como os filmes nesse formato chegam a ser 4 vezes maiores que o Full HD, existiria um afunilamento nos serviços de streaming como o Netflix. Recentemente foi lançado um novo codec de compactação de vídeo, que pode diminuir o tamanho de um vídeo pela metade, mas mantendo a qualidade. Entretanto um filme em 4K é quatro vezes maior. Mesmo usando esse novo codec, seria necessário dobrar a velocidade de transferência. Solução para o problema do streaming, eu não sei se existe, mas para a distribuição de conteúdo pela Internet está em fazer o download.

UHDTV 4K

Uma outra solução para a distribuição do conteúdo está na UHDTV. Já existe um canal na Europa que distribui o seu conteúdo em UHDTV, o canal Eutelsat Communications. Além da Europa, canais de teste em Seul, na Coreia do Sul já foram posto no ar, cerca de cinco. O lançamento ao público geral está datado para 2014. Essa notícia também leva ao fato de a Sony pretender exibir os jogos da copa do mundo de 2014 em 4K, com a intenção de aumentar o conteúdo nesse formato e ajudar no marketing de vendas. De acordo com Luiz Padilha, diretor de marketing e vendas de equipamentos da Sony, o Brasil tem sim infraestrutura para isso.