Ubuntu para Android – Seu telefone Ubuntu se transforma num PC

Visitando o site do Ubuntu, vi um vídeo interessante sobre o Ubuntu para Android. Nele é apresentado um conceito de que todo o smartphone que tenham um poder de processamento mínimo, poderia se transformar em um computador se fosse conectado a ele um mouse, teclado e monitor. Como o Ubuntu Touch, sistema da Canonical para dispositivos móveis, chamado anteriormente de Ubuntu Phone OS, é baseado no Android, ou seja, eles compartilham o mesmo núcleo Linux, decidiram então juntar tudo num só lugar e criaram o Ubuntu for Android, ou no bom português, Ubuntu para Android. Quando você estiver usando só o smartphone, ele é o Ubuntu Touch; quando conectar mouse, teclado e monitor, automaticamente se transforma num computador.

A ideia é simples, quando você estiver usando o seu smartphone, ele é Ubuntu Touch, um Android travestido de Ubuntu, mas quando você pluga o seu celular a um mouse, teclado e monitor ele se transformaria numa plataforma Ubuntu completa, como essa que roda em desktops e notebooks. O mercado almejado pela Canonical nesse quesito são as empresas. De acordo com ela, o grande benefício seria a unicidade das informações. Se você tiver um aparelho com esse sistema, teria uma linha telefônica 4G de alta velocidade, uma caixa de mensagens, e-mails, arquivos, agenda, absolutamente tudo num único dispositivo. Quando estiver em campo, um funcionário poderia fotografar, fazer chamadas e outras coisas que um aparelho telefônico de última geração oferece, mas quando chegar à empresa o funcionário pode acoplar a um monitor, mouse e teclado e ter um ambiente de trabalho para desempenhar sua função normalmente.

demonstracao do ubuntu para android

Aplicativos padrões do Ubuntu para Android

Conheça a seguir alumas aplicações nativas do sistema. Mas é possível instalar milhares de outras, dependendo da sua necessidade.

Chromium

O chromium é a versão do navegado da Google para sistemas Linux. Ele está presente no Ubuntu e no Ubuntu Touch como navegar padrão.

Google Docs

O Docs, que hoje faz parte do Google Drivers, é um serviço de edição de documentos online e que conta com o sistema de armazenamento nas nuvens da Google. O serviço disponibiliza 5GB de disco grátis, mas que pode ser expandido em planos pagos de hospedagem.

Thunderbird

Thunderbird é um programa cliente de e-mail. Desenvolvido pela Fundação Mozilla é um excelente programa alternativo ao Outlook da Microsoft e é livre.

Android discador

O discador Android é o discador de chamadas usando no sistema Android. Ele foi herdado do núcleo Linux que deu origem ao Ubuntu Touch.

Ubuntu Galeria de Fotos

O Ubuntu Galeria de Fotos é o programa padrão do Ubuntu para visualizar imagens e fotos. Ele será usando como padrão nesse novo sistema.

Ubuntu Music Player

O Ubuntu Music Player é o Player padrão do Ubuntu que também será padrão tanto na versão móvel quanto desk do sistema.

Google Calendar

É outro sistema que já faz parte do Google Driver e com ele é possível aposentar a sua agenda. Dentro de uma empresa você pode marcar seus contatos para reuniões e ser avisado através de notificações que podem ser especificadas por você.

Para conferir mais aplicativos padrões do Ubuntu para Android e ter mais informações sobre ele acesse, www.ubuntu.com/devices/android/features-and-specs.