Tablet – conheça antes de comprar

O mercado de eletrônicos está ficando cheio de celulares, smartphones e tablets. É muito fácil diferenciar um smartphone de um celular. Geralmente os smartphone são mais caros, com mais funcionalidade e vem com um dos grandes sistemas operacionais atuais do mercado, Android, iOS, Windows 8 ou symbian. Mas e um tablet? Como eu reconheço um e quais as diferenças entre um smartphone?

Os tablets, também conhecidos como tablet PC, se popularizaram com o lançamento do iPad, mas ele não foi o primeiro aparelho tablete do mercado. O primeiro tablet do mundo foi o GRIDPad, possuía uma tela touch screen  pesava cerca de 2 Kg e contava com um processador de 20 MHz. Isso lá pelos idos de 1989.

GRIDPad

Geralmente os talets têm uma tela maior, tem um poder de processamento e memória ligeiramente maiores quando comparado aos smartphones atuais, apesar dessas diferenças estarem diminuindo ao longo do tempo e alguns modelos não fazem ligações, o que conta muito na hora da compra.

Efetuar ligações

Com relação as ligações não serem possíveis em tablets, acho que essa é uma tendência que vai crescer muito mais no futuro e não apenas tablets, mas smartphones também seguirão. Primeiro que uma ligação é muito cara e depois que seria inconveniente ter que colocar um trambolho daquele tamanho próximo da orelha. Como uma alternativa, estaria a possibilidade de fazer videoconferência e para isso, você só precisaria estar conectado à Internet. Existem vários clientes de mensagens instantâneas que também possibilitam fazer videoconferência e de graça. O maior exemplo é o Skype.

iPad telefone

Entretanto alguns modelos de tablets possibilitam efetuar ligações, entre eles, se é que esse pode estar entre os aparelhos tablets, está o Galaxy Note, um aparelho hibrido entre smartphones, e tablets e o Galaxy Tab.

Tamanho da tela

A tela dos tablets variam muito de acordo com cada modelo. Existem tablets com telas enormes e outros que tem a tela menor que a de um smartphone, o que confunde na hora de distinguir entre um e outro. O iPad ,por exemplo, tem uma tela de 9,7 polegadas, enquanto que o iPad mini 7,9”. Já o Galaxy Note (tablet hibrido da Samsung) tem uma tela de 5,3” e o Huawei anunciou na CES 2013 que vai lançar um smartphone com tela HD de 6.1”. Ou seja, até nisso os os smartphones e tablets estão se confundindo.

Poder de fogo

Apensar da diferença entre um talet e um smartphone ficarem cada vez menor a medida que o tempo passa. O poder de poder de fogo, o processador e a memória, ainda estão inteiramente ligados ao preço do equipamento. Quanto mais caro um tablet, melhor a configuração. Obs.: Um caso que foge à regra é o tablete da Tekpix. Ele custa os olhos da cara  e  tras uma confuguração mediana. é caro e não presta.

Sistema operacional

A maioria dos tablets do mercado vem com o sistema Android. Apesar do Android concentrar cerca de 49% do mercado de sistemas operacionais para tablets, existem outros sistemas tão bons quanto ele. O iOS aparece em segundo lugar. O motivo pelo qual ele está em segundo lugar, apesar do tablete mais vendido hoje em dia ser o iPad, é porque é um sistema que só pode ser adquirido com a compra de um tablete da Apple. Enquanto que o Android é usado é usando em tablets da HP, Samsung, LG e tantas outras empresas grandes nesse seguimento que querem um sistema operacional decente em seus aparelhos, o iOS só pode ser o sistema operacional do seu tablete se você comprar um iPad. Longe desses dois grandes sistemas está o Windows 8.

Mas com o crescimento do mercado móvel outros sistemas operacionais estão vindo a tona. Entre os sistemas que podem se transformar em sistemas consolidados no mercado está o Firefox OS, o Tizen e Ubuntu Touch que em pouco tempo estarão entre os sistemas mais usados.

ubuntu touch tablet

Exemplo de bons tablets no mercado são:

Surface Pro, da Microsoft

O Surface Pro, da Microsoft, é um hibrido entre tablets e notebooks. Vem com o sistema da Windows 8 pro e passível de conexão com teclado de encaixe e disponível em várias cores. Esse pode ser o ideal para quem adora a beleza e não abre mão do sistema operacional da Microsoft. Tem entrada USB, dessas que seu notebook tem. Possui também uma saída MHL para conectar seu tablete à TV.

surface pro

Google Nexus 10

Com 603 gramas o Mexus 10 é 50 gramas mais leve que o iPad 4, que possui 653. Tem 10,55” e uma tela de 300ppi. Possui uma resolução de 2560×1600 e tem um alto desempenho. Com um processador Exynos 5 5250 com dois núcleos Cortex A-15 rodando à 1,7 GHz é um aparelho robusto. O Nexus 10 possui 2GB de memória RAM, e opções com 16 e 32GB.

Nexus 10

iPad 4

iPad 4 é o quarto modelo de tablets que vem sendo pela Apple.Ele é melhor que o iPad3 e tem um processador A6X. Tem o sistema operacional iOS 6 e o novo conector Lightning. Tem uma Retina, tela LDC que a uma dada distância o olho humano não percebe a formação de pixeis, de 9,7 polegadas. Sua câmera tem 5 megapixeis e 1 GB de memória RAM.

iPad 4