Symbian Ltd, a criadora do finado Symbian

A Symbian Ltd. foi uma empresa de desenvolvimento de software responsável pela criação e desenvolvimento do Symbian OS. Tinha como sede a cidade de Londre, Inglaterra, e escritórios espalhados na China, Índia, Japão, Coreia e Estados Unidos. A Symbian Ltd. Foi comprada pela Nokia em 2008 com a intenção de competir diretamente com o sistema Android. Em 2008 a Nokia já possuía cerca de 48% da companhia e pagou 400 milhões de dólares pelo resto.

Empresas que tinham participação na Symbian Ltd.

A intenção da Nokia era criar um sistema aberto onde os parceiros, Sony Ericsson, Motorola, NTT DoCoMo, AT&T, LG, Samsung, STMicroelectronics, Texas Instruments e Vodafone, poderia utilizar o sistema operacional sem o pagamento de royalties, algo parecido com o que a Google faz com o sistema operacional Android. Antes de sua compra definitiva em dezembro de 2008, a Nokia possuía 56,3% da empresa, Ericsson (15,6%), Sony Ericsson (13,1%), Matsushita (10,5%) e a Samsung (4,5%).

Fundação Symbian

No mesmo ano da aquisição da empresa, foi criado o Symbian Foundation, organização sem fins lucrativos que tinha como objetivo a divulgação e disseminação do sistema Symbian. A Symbian Foundation foi dissolvida em abril de 2011.

Empresas fundadoras

Acionistas fundadores da empresa eram Psion, Nokia, Ericsson e Motorola. A Motorola vendeu sua participação na empresa para Psion e Nokia em setembro de 2003. A participação da Psion foi comprada pela Nokia, Panasonic, Siemens AG e a Sony Ericsson, em julho de 2004.