Spotify agora está disponível para Linux via pacote snap

Como instalar Spotify no Linux via Snap
Image: therboard.vice.com
Publicado por Redação

Não é de hoje que as grandes empresas atreladas a códigos proprietários e detentoras de direitos autorais não dão a devida atenção ao Linux. Entretanto, aquela famosa luz no fim do túnel fica cada vez maior. Isso porque agora é possível instalar o Spotify no Linux de uma forma muito mais simples e sem gambiarras. Veja como instalar o Spotify via Snap.

Graças ao novo formato de pacotes universais desenvolvida pela Canonical, chamado pacotes Snap, é possível instalar o Spotify em qualquer distribuição de forma simples e em poucos passos.

O processo pode ser feito via linha de comando ou usando a central de aplicativos da sua distribuição. Não importa se você está usando Ubuntu, Debian, Fedora, Deepin ou qualquer outra distribuição.

O que são pacotes Snap

Como você pode conferir no site da Canonical, os pacotes Snap são uma nova forma universal de distribuição de programas no Linux. Todas as dependências que o programa precisa para funcionar corretamente estão empacotados em um único arquivo, que é distribuído junto com o programa.

Pacotes Snap no Ubuntu

Além de instalar as dependências, eles rodam em um sistema de arquivo segregado. Isso traz muito mais segurança para as aplicações. Dessa forma elas não interferem em outros programas e dependências existentes evitando assim problemas de atualização do sistema e o famoso inferno de dependências.

Como instalar o Snapd

Se ainda não tem o Snapd instalado na sua máquina e usa um distribuição derivada do Debian – lembrando que o Ubuntu já vem com o Snapd instalado por padrão – deve digitar:

sudo apt install snapd

Para quem usa Fedora

sudo dnf install snapd

Para quem usa outra distribuição acesse a documentação no site da Canonical.

Como instalar o Spotify via Snap

O processo pode ser feito via linha de comando ou pela central de aplicações da sua distribuição. Para instalar via linha de comando digite:

sudo snap install spotify

Para remover:

sudo snap remove spotify

Bem simples, né? O único problema é que programas distribuídos através desse formato são um pouco maiores do que nos formados .deb ou .rpm.

Lista com todos os pacotes Snap disponíveis

É possível fazer uma busca dos pacotes snap através do comando:

snap search nome_do_pacote

Obter informações:

snap info nome_do_pacote

Mas se quiser uma lista com todos os pacotes snap disponíveis, pode fazer isso acessando o site uAPP Explorer.