A Sony e a Panasonic se uniram para criar um discos de 300GB

Há algum tempo anunciamos aqui no site a morte do Blu-Ray Disc, dissemos que com a chegada das TVs Ultra HD, as mídias Blu-Ray se tornariam obsoletas. Neste mesmo artigo falamos que não apenas o Blu-Ray morreria, mas as mídias ópticas de uma forma geral, e que sua morte abriria espaço para outras formas de distribuição de vídeos, como o streaming. A verdade é que nos precipitamos em afirmar tal heresia e agora a Sony e a Panasonic anunciaram uma parceria para a criação de uma mídia óptica que possuirá não menos que 300 GB de espaço.

Mídias de 300 GB

Acreditando que ainda existe um futuro para as mídias ópticas, a Sony e a Panasonic disseram que vão desenvolver em conjunto um novo padrão para uma próxima geração de discos ópticos de alta capacidade. Essa nova mídia será capaz de armazenar uma quantidade de arquivos de no mínimo 300 GB. Apesar de as duas empresas lançaram suas próprias soluções ópticas de alta capacidade no passado, eles agora vão trabalhar juntas para desenvolver um novo formato que terá como alvo os profissionais, mas que também pode vir a calhar para os consumidores comuns e quem sabe, ser a tecnologia que substituirá o Blu-Ray Disc.

Disco de 300 GB pode estar pronto em 2015

Enquanto muitas empresas, como a Amazon e o Google estão tentando massificar o uso de dados na nuvem, ainda assim eles precisam de uma maneira de fazer backup dos arquivos que já estão lá. Para isso, essas empresas precisam de discos de alta capacidade para armazenar a grande quantidade dos arquivos que estão hospedados em seus servidores, como filmes de alta definição que hoje já representam uma grande parcela dos dados trafegados na internet. Pensando nisso, a Sony e a Panasonic esperam que, através do desenvolvimento de um novo padrão de discos ópticos, as indústrias que precisam fazer backup dessa grande quantidade de dados, irão entrar nessa, e em última análise, essa entrada beneficiaria também os consumidores finais. As duas empresas esperam que o seu novo disco de 300GB esteja disponível até o final de 2015.

[button url=”http://www.theverge.com/2013/7/29/4567068/sony-panasonic-optical-disc-storage-future” target=”e.g. _blank or _self” style=”grey” size=”small”]theverge[/button] [button url=”http://tecnologia.uol.com.br/album/2010_gadgets_maisinfluentes_times_album.htm” target=”e.g. _blank or _self” style=”grey” size=”small”]Imagem uol[/button]