Firefox OS

Sony irá lançar celular com Firefox OS

sony firefox os

Tudo indica que em 2014 a Sony lançará um smartphone com o Firefox OS. Duvida? Pois bem, me deixe argumentar os motivos pelo qual acredito que isso realmente irá acontecer. Recentemente lendo um artigo no TecMundo, vi que a Sony pretende lançar um smartphone com o sistema da Mozilla ainda em 2014. O fato de eles acreditarem que a Sony lançará o aparelho foi porque a empresa publicou um vídeo no seu canal oficial no Youtube de um aparelho modificado, rodando o Firefox OS. Falaremos mais sobre o vídeo nas linhas a seguir, mas o mais importante é que a Sony pretende se tornar a terceira maior empresa no segmento de smartphones e parece que o Firefox OS abre um atalho de inovação que eles não querem deixar passar.

Sony no vermelho e tentando se recuperar de crise financeira

Apesar de a Sony estar montando estratégias comerciais para se transformar na terceira maior fabricante de aparelhos celulares do mundo. Ela enfrenta momentos de dificuldade e inclusive vendeu alguns de seus edifícios escritórios. O Firefox OS é o sistema operacional perfeito para smartphones de baixo custo e a empresa japonesa estaria de olho no sistema da Mozilla, justamente para equipar seus próximos aparelhos de baixo custo que chegarão ao mercado em 2014.

Inovação com um novo sistema operacional

Para que ela atinja o terceiro lugar entre as empresas que fabricam smartphones precisa inovar e trazer recursos que nenhuma outra empresa no mercado disponibiliza. Tentar usar sistemas já manjados como o Android ou o Windows Phone estaria fora de cogitação, o Windows Phone por ser pago e o Android porque é o carro chefe de certas concorrentes. Uma alternativa e muito bem estrategicamente escolhida seria o sistema da Mozilla que funciona bem em aparelhos baratos e é aberto.

A Sony publicou um vídeo no seu canal oficial no Youtube de um de seus aparelhos rodando o Firefox OS

O aparelho que recebeu o sistema da Mozilla foi o Xperia E. O Xperia E é um aparelho de entrada da Sony. Ele possui um processador Snapdragon de 1 GHz, 512 MB de RAM, câmera de 3,2 megapixels e tela de 3,5 polegadas. Como diz o pessoal da Gradiente, o aparelho conta com um diferencial que o brasileiro adora, ele é dual SIM, ou seja, você pode usar dois “chips”. Confira o Vídeo que a Sony publicou em seu canal no início do artigo.