SNESDroid – Emulador de Super Nintendo para Android

Emularor de Super Nintendo para Android existem vários, alguns são bons outros nem tanto, mas eu acabei de instalar no meu aparelho o SNESDroid, um excelente emulador de Super Nintendo que conta com várias funções, entre elas salvar o statos do jogo para continuar depois de onde parou e também configurações  para otimizar o desempenho em aparelhos não lá tão avançados.

Vantagens e desvantagens do SNESDroid

Um probleminha que encontrei em alguns emuladores de uma forma geral, foi o fato de não permitirem a execução de múltiplas tarefas simultaneamente. Nesses emuladores eu posso pular, eu posso também andar para frente, mas não pular para frente. A maioria dos emulares só executam uma função por vez. No SNESDroid não existe esse problema, já que elewww. executa várias funções ao mesmo tempo.

A desvantagem do SNESDroid é que ele deixa o jogo um pouco mais pesado, o que faz com que aparelhos mais fracos fiquem pedindo muita água ao longo da execução.

Jogando um jogo de Super Nintendo no Android

Depois de baixar o SNESDroid (link para baixar no final da postagem) e instalar no seu dispositivo Android, você vai precisar de uma ROM, que pode ser baixada aqui. A ROM é o jogo propriamente dito, escolha a ROM e transfira para o seu aparelho. Quando estiver tudo pronto é só abrir o SNESDroid, pressionar “Load ROM”  e navegar entre as pastas para encontrar a ROM que você transferiu. No topo você vai encontrar dois pontinhos (..), se você pressioná-los será movido para um diretório superior, isso é útil para chegar até a ROM que você quer jogar.

Quando abrir o jogo você poderá acessar as funções pressionando a tecla “menu” . Lá você encontra “Load State” para abrir um statos já salvo, “Load ROM” se desejar jogar outra ROM, “Save State” para salvar um statos e “Settings”.

Settings

Em settings você pode fazer algumas modificações nas preferências do jogo, como otimizar o vídeo e o áudio para rodar melhor em aparelhos um pouco mais lentos, e outras funções,  por exemplo:

Frameskip

Frameskip é uma espécie de quebra galho para aparelhos que não são muito potentes, quanto maior o frameskip que você definir maior será o desempenho do jogo. Em contra partida a qualidade também diminui e ele simplesmente ignora alguns quadros do jogo para tentar dar conta do tempo do jogo sem travar. Quanto pior o seu hardware maior o frameskip necessário.

Enable Auto Save

O Auto Save como você já deve ter desconfiado é o salvamento automático do jogo em alguns pontos. Caso aconteça algum imprevisto o seu jogo vai está guardadinho esperando apenas o seu comando para continuar de onde parou.

Enable Fast Forward e Rewind

Fast Forward e Rewind são botões que ficam na parte superior do jogo um do lado direito que serve para adiantar e o outro para rebobinar. Quando eu uso o Fast Forward ele avança mais rapidamente, já quando eu pressiono Rewind ele simplesmente trava.

SimpleRate

SimpleRate se refere a quantidade de frames executados e isso implica na qualidade do audio do jogos.

Screen Orientation

Landscape é equivalente à retrato e Portrait à paisagem. Recomendado utilizar o segundo.

Input

E por último as configurações de entrada onde você pode definir a sensibilidade das teclas e transparência dos botões configurar o teclado do aparelho ou a tela touch além de poder restaurar todas as configurações de entrada.

Baixar o SNESDroid

Para baixar o SNESDroid basta usar o QR code abaixo ou usar o botão de download para baicar o arquivo .apk. Não sabe o que é um QR code? Veja aqui

SnesDroid qrcode

  • Sammhael souza

    Sei que a postagem e antiga, mas alguém poderia me dizer como se faz para instalar shades no snesdroid? O botão de download de shades pelo visto não funciona…

  • Lucas Rinaldi

    para não travar é só escolher quelaquer jogo e ir no botão menu, settings, enable audio desmarca só que fica sem som

    • Lucas Rinaldi

      melhor… vá no menu , settings, habilita o som mas o sample stretch poe 0