Fim de patente SLS pode ajudar na popularização das impressoras 3D

Patente de tecnologia usadas em impressoras 3D expira em 2014. A Sinterização seletiva a laser (SLS), desenvolvida no início da década de 1980, deve expirar em 2014 e ajudar na diminuição de custos de produção de impressoras 3D e massificação do uso desse tipo de equipamentos dentro de empresas que precisam fazer prototipagem rápida.

Expira patente de impressoras 3D SLS

Isso significa maior concorrência, menor custos e um preço de aquisição mais acessível. Quando a patente de uma tecnologia mais primitiva de prototipagem rápida (FDM) expirou, ouve uma verdadeira explosão no uso de impressoras 3D Makerbot, que usam esse tipo de tecnologia. O termo FDM é uma marcas registradas de Stratasys Inc, que comprou a Makerbot em 2013 por US$ 403 milhões. Um termo equivalente, chamado de fabricação de filamento fundido (FFF), foi cunhada por membros da RepRap para ser usado legalmente sem restrições na sua utilização.

Impressoras 3D made in China

Poucos anos depois da expiração das patentes do FDM, o preço das impressoras que usam esse tipo de tecnologia caíram de muitos milhares de dólares para algo em torno de US$ 300. O mesmo deve ocorrer com as impressoras 3D baseadas em SLS. Uma enxurrada de impressoras chinesas inundarão o mercado em pouco tempo e logo logo veremos essa tecnologia entrar em nossas casas.

[button url=”http://mashable.com/2013/07/22/3d-printing-patents/” target=”e.g. _blank or _self” style=”grey” size=”small”]mashable[/button] [button url=”http://mashable.com/2013/07/22/3d-printing-patents/” target=”e.g. _blank or _self” style=”grey” size=”small”]Imagem mashable[/button] [button url=”http://qz.com/106483/3d-printing-will-explode-in-2014-thanks-to-the-expiration-of-key-patents/” target=”e.g. _blank or _self” style=”grey” size=”small”]qz[/button] [button url=”http://www.me.utexas.edu/news/2012/0712_sls_history.php” target=”e.g. _blank or _self” style=”grey” size=”small”]me.utexas[/button]