Skype – Programa

A Microsoft anunciou, em 2013, o fim do Windows Live Messenger, o nosso saudoso MSN. O motivo da interrupção do serviço foi porque a companhia, que adquiriu o Skype em 2011, não queria dois produtos competindo pelo mesmo mercado, o de mensagens instantâneas e chamadas online. O Skype era um produto superior ao MSN em vários aspectos e, apesar da popularidade do serviço da borboleta colorida, os dias do MSN Messenger se foram para sempre. O Skype, que deu os seus primeiros passos lá em 2003, quando a conexão à Internet no Brasil ainda era precária, mostrou o seu valor com chamadas de qualidade superior ao dos seus concorrentes. E de lá para cá, só cresceu em número de usuários.

Quem desenvolveu o Skype?

A Skype Technologies foi quem desenvolveu o mensageiro em 2003[1]. Na época o WhatsApp nem sonhava em nascer. Foi adquirido pela eBay em 2005 e permaneceu sob domínio da varejista até a aquisição pela Microsoft, em 2011. Na negociação, que culminou na compra do mensageiro, o preço acordado foi de 8 bilhões de dólares. O equivalente a 32 vezes o lucro operacional atual da empresa[2], acendendo a discussão sobre uma nova bolha tecnológica.

Para quais plataformas o Skype está disponível?

Hoje em dia existe versões do programa para computadores que rodam o sistema operacional Windows, Mac e Linux, além de versões para smartphones e tablets com sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. Consoles do Xbox One, Amazon Fire Phone e o Amazon Kindle Fire HD também suportam o cliente de chamas e mensagens da Microsoft[3].

Chamadas Skype no Linux

O Skype é gratuito?

O Skype é um programa gratuito, mas que cobra por serviços adicionais, como ligação para telefone fixo, celular, SMS entre outros.

Principais ferramentas do Skype

O Skype possui uma infinidade de recursos e ferramentas para facilitar a vida de seus usuários. É possível enviar SMS para telefone celular, realizar áudio conferência, ligar para telefones internacionais a preços acessíveis, enfim, o Skype é um verdadeiro canivete suíço das ligações. A maioria dos recursos só estão disponíveis online entre cliente que possuem uma conta do Skype, mas existe também ferramentas que funcionam offline, como as ligações internacionais.

Chamadas de Skype para Skype

As chamadas de Skype para Skype são gratuitas e são a principal ferramenta do mensageiro da Microsoft. É possível ligar para alguém do outro lado do mundo sem desembolsar um único centavo.

Skype no iPad

Chamadas em grupo

As chamadas em grupo também são gratuitas e você pode incluir até 25 pessoas. Para adicionar alguém que não utilizam o programa é necessário adicionar créditos para realizar uma ligação.

Chamadas em vídeos

As chamadas em vídeo tanto as individuas quanto as em grupo são gratuitas, é possível adicionar até 24 pessoas.

Skype

Chat

O chat do Skype é como se fosse o Chat do MSN + WhatsApp. Você envia mensagens para outros usuários do serviço de graça de forma instantânea.

Chamadas para números de telefones fixos e celulares

É possível ligar a partir do seu cliente Skype para qualquer telefone fixo ou celular. É necessário crédito Skype para utilizar o serviço.

Compartilhamento de tela

O compartilhamento de tela permite que a pessoa que fala com você veja a sua tela.

Número Skype

O número Skype é um interessante serviço que permite que você obtenha um número de telefone para o qual as pessoas podem ligar como se fossem uma ligação local. Não importa em que parte do mundo você esteja.

Número online Skype

Redirecionamento de chamadas

Essa ferramenta permite que se alguém ligar para você enquanto estiver offline, a chamada será redirecionada para o seu telefone fixo ou celular.

Identificador de chamadas

O identificador de chamadas é um serviço gratuito que permite mostrar o seu número de celular quando realiza uma chamada através do Skype.

Skype To Go

O Skype To Go permite que você realize chamadas internacionais a preços bem mais acessíveis. Você informa o número que deseja ligar e o Skype te devolve um número para que você ligue no lugar do telefone pretendido. Não é necessário possuir conexão com a Internet.

SMS

Também é possível enviar SMS para telefones celulares.

Enviar mensagem de SMS

Mensagem de voz

As mensagens de voz funcionam como uma caixa postal.

GroupMe

Ou GroupMe é uma ferramenta que permite a criação de grupos de contatos do Skype, semelhante aos grupos do WhatsApp. É possível compartilhar a localização e fotos.

Envio de arquivo

É possível transferir arquivos entre dois clientes de Skype. Existe um limite máximo de 300MB.

Skype para Outlook.com

O serviço é integrado com o Outlook.com permitindo que você trabalhe no Outlook.com enquanto realiza uma chamada ou troca mensagens instantâneas. É necessária a instalação de um plugin no navegador.

Skype para Chrome

 

Skype Translator

O tradutor do Skype permite traduzir textos em mais de 50 línguas diferentes. Ele também tem um tradutor de áudio, que funciona em Árabe, Chinês (mandarim), Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Português brasileiro, Russo e Espanhol.

Ligações externas:

Referências:

  1. Skype – Wikipédia, a enciclopédia livre
  2. Confirmed: Microsoft Will Announce Acquisition of Skype Tomorrow Morning
  3. Quais plataformas está Skype disponível?