Sistemas operacionais móveis

Com a popularização dos smartphones, as pessoas querem ter em suas mãos um aparelho que satisfaça suas necessidades. E para que alas tenham exatamente aquilo que procuram devem pesquisar bastante sobre o dispositivo que pretendem comprar. Acontece que o hardware não é o único fator analisado antes da compra, o sistema operacional dos smartphones são muito visados antes de decidir se vão ou não levar o aparelho para casa. O motivo porque isso acontece é bem simples. Existem milhões de aplicativos para Android e iOS, mas será que essa disponibilidade existe também em outros sistemas, como o Windows Phone, por exemplo?

Dominantes do mercado

Existem dois grandes sistemas operacionais que dominam quase a totalidade do mercado de aparelhos hoje. São eles o Android e o iOS que juntos concentram quase 97% de todo o mercado em suas mãos, restando apenas 3% para os demais (Dados da Gartner 2014).

sistemas operacionais para smartphones

Android

O Android concentra a maior parte do mercador de sistemas operacionais móveis, por ser livre e por fazer parte de uma grande aliança chamada Open Handset Alliance, um conjunto de empresas que se organizaram para criar padrões abertos para a telefonia móvel. Qualquer smartphone no mundo que tenha um poder de processamento mínimo necessário para rodar o sistema, pode utilizá-lo. Samsung, HTC e LG são grandes fabricantes de smartphones que já equipam seus aparelhos com o sistema Android. Cerca de 82.2% de todos os celulares do mundo são equipados com o sistema da Google e a Google Play concentra não menos do que 1,43 milhão de aplicativos registrados (dados de 2014).

iOS

Um sistema que vem trazer o equilíbrio à força é o iOS. O iOS é o sistema para smartphone desenvolvido pela Apple e que só pode ser adquirido se você comprar um produto da empresa que já venha com ele junto. iPhone, iPad e iPod são alguns dos dispositivos que carregam o iOS como sistema operacional. Pelo fato de apenas os aparelhos da Apple poderem usar o sistema operacional, a quantidade no mercado de smartphones que carregam o iOS é menor em relação ao Android, mas ainda está a anos luz de distância do terceiro colocado, o Windows Phone. Ele concentra não mais do que 14.6% do mercado e conta com 1,21 milhão de apps na sua loja (dados de 2014).

Windows Phone

Logo atrás desses dois está o Windows Phone, o novo sistema da Microsoft que decidiu aposenta o Windows Mobile e lançou um sistema bem parecido com o seu híbrido sistema Windows 8. A maior parte dos smartphones que carregam o Windows Phone como sistema operacional são os aparelhos da Nokia, linha Lumia, e Samsung, linha Omnia. Ele representa 2.5% do mercado de dispositivos móveis e conta com 300 mil apps na loja de Apps da Microsoft (dados de 2014), um aumento de 100% em relação ao ano anterior.

Firefox OS

O Firefox OS é um sistema operacional desenvolvido pela Fundação Mozilla e já tem previsão de equipar smartphones da LG em 2014. O Firefox OS é todo desenvolvido em HTM5, Java Script e CSS3. Muito provavelmente ele equipará smartphones de baixo custo, por ser rápido e robusto, mas nada impede que telefone mais potentes o tenham como sistema operacional, principalmente para rodar jogos e aplicativos mais pesados. Dê uma olhada aqui para instalar emular o Firefox OS no seu navegador.

Tizen

O Tizen equipará smartphones da Samsung e de outras empresas que se juntaram ao projeto. Já há previsão de que a empresa sul-coreana lance um smartphone com o sistema entre outubro e setembro. Entretanto, enquanto o sistema amadurece a Samsung segue utilizando o sistema da Google. Na verdade o Tizen está sendo apoiado pela Samsung apenas para diminuir a dependência que a empresa tem do Android. Como diz o ditado, nunca deixe todos os ovos na mesa cesta. É possível portar aplicativos do Android para o novo encabeçado pela Samsung.

Ubuntu Touch

O Ubuntu Touch é um sistema operacional desenvolvido pela Canonical, a mesma desenvolvedora do Ubuntu. Acontece que a empresa já conta com sistemas operacionais para smartphones, tablets, desktops e inclusive smart TVs. Você pode integrar todos os seus equipamentos com o Ubuntu e trocar informações entre eles através da Ubuntu One, um serviço de armazenamento das nuvens da empresa. Ainda em fase de desenvolvimento.

Esses foram alguns sistemas operacionais para dispositivos móveis. É claro que existem outros que não foram mencionados como o Symbian, BlackBerry e tantos outros e que falaremos em postagens futuras.

  • erick

    Android nadando de bracada… por enquanto…