Como funciona o sistema de frações do Bitcoin

Fracoes de Bitcoin Satoshi
Imagem: Shutterstock
Publicado por Redação

Estamos acompanhando a supervalorização do Bitcoin nos últimos anos. Recordes de valorização são quebrados, a moeda permanece instável, mas sempre recupera o seu valor de mercado. Com o bitcoin batendo na cada dos 54 mil reais, como seria possível comprar alguma coisa, como, por exemplo, um jogo na Steam? A resposta para essa pergunta é o sistema de frações do Bitcoin. Que funciona de forma parecida com o que existe em moedas físicas, cito aqui o Real.

As frações de Real

Quando precisamos comprar um produto ou serviço no Brasil, geralmente, utilizamos o Real, referenciado por R$. Acontece que quando esse produto ou serviço vale menos de R$ 1 nós podemos utilizar o sistema de frações de real, chamado de centavos, para pagar por esse produto ou serviço.

O centavo é a menor unidade de real e equivale 0,01 real e é distribuído em forma de moeda de metal. Já que possui pouco valor e precisa ter durabilidade. Essas são as menores unidades de real que utilizamos no nosso dia-a-dia.

Sistema de fracões do Bitcoin

As frações do Bitcoin

Já 1 bitcoin, referenciado por BTC, por sua vez, é dividido em milésimos de bitcoin, chamado de mBTC, ou mili-bitcoin, que equivale a 0,001 BTC. A moeda ainda é dividida em micro-bitcoin, ou uBTC, que equivale a 0,001 mBTC. Como se já não bastasse, existe uma terceira subdivisão da moeda chamada de satoshi, em homenagem ao criador do Bitcoin.

Quanto vale 1 satoshi

Um satoshe equivale a 0,01 uBTC, isso quer dizer que a cada 100 satoshes nós temos 1 uBTC. E essa é a última subdivisão do bitcoin. Não existe nada menor do que um satoshi. Um satoshi equivale a 0,00000001 BTC, ou seja, 1 único bitcoin vale o mesmo que 100 milhões de satoshis.

Por que é importantemente ter um sistema de frações tão preciso?

A ideia de se ter um sistema de frações com tantas casas decimais é para que a moeda tenha utilidade no dia-a-dia. Mesmo que o BTC chegue a valores exorbitantes, ainda seria possível comprar um cafezinho com a moeda.