Tecnologia

Será que a chegada do 4G pode deixar o 3G mais rápido?

LTE 4G e 3G

O Brasil está feliz com a chegada do 4G, mas boa parte dos smartphones no território nacional não funcionam na rede LTE 4G brasileira, inclusive aparelhos 4G, como iPhone 5. Nas cidades-sede da copa das confederações já foi implantada a rede LTE 4G, mas e para quem não quer ou não pode usar o 4G, será que tem algum tipo de benefício? Confira as respostas neste artigo.

Aparelhos compatíveis com o LTE 4G brasileiro

A primeira coisa que vem a cabeça quando se fala da implantação da rede LTE 4G, é que ela permite uma conexão até dez vezes mais rápida que o 3G. Embora a precariedade das redes celulares no brasil seja uma constante, pode ser que o 4G sirva para descongestionar a rede 3G, tornando a navegação das pessoas que já utilizam a rede de terceira geração, mais rápida. Mas será que isso realmente vai acontecer? Dois fatores podem influenciar na performance da rede 3G, vamos ver quais são.

Massificação do uso da rede LTE 4G

Quanto mais as pessoas usarem as redes LTE 4G, melhor será para o 3G, que passará por um descongestionamento. Mas vale ressaltar que quando as pessoas efetuarem chamadas telefônicas, mesmo utilizando uma rede 4G, sua conexão será rebaixada para uma rede 3G e voz tem preferência sobre dados.

Massificação da rede 3G. Sim, agora é que ela vai crescer

Apesar das operadoras afirmarem de pé junto que com a chegada do 4G, haverá um desafogamento do 3G, sabemos que a banda não toca desse jeito. Com a redução de impostos sobre os Smartphones, o crescimento do número de linhas que utilizam o 3G pode dar um grande salto. Afinal, as pessoas querem aparelhos mais baratos, e aparelhos assim não costumam oferecer suporte ao 4G. A previsão é que o mercado fique saturado até 2016. Mas até lá, uma grande quantidade de aparelhos 3G entrarão em circulação.

Conclusão

Levando em conta que mesmo utilizando redes 4G, as chamadas são feitas usando a rede 3G, e como já foi dito “chamada tem preferência sobre dados”; e que o crescimento do número de smartphones, na maior parte 3G, pode sobrecarregar ainda mais a rede de terceira geração, não acredito que a implantação do 4G vá desafogar o 3G. Acontece que o 4G vai dividir a carga de dados em linhas celulares. Se o 4G não fosse implantado, com certeza o 3G entraria em colapso.

Tags: ,