Android

Roteador WI-FI Android – Compartilhando sua internet

wi-fi android

O sistema Android oferece uma infinidade de recursos. Não só os proporcionados pelos milhares de aplicativos da Play Store, mas também por funções nativas e que muitas vezes se quer são usadas pelo usuário comum. Estou falando de ancoragem e roteador Wi-Fi que é uma verdadeira bênção divina concebida para ajudar-nos com nossos problemas diários. Quem nunca ficou sem acesso a internet por algum problema temporário na rede e precisava muito ter acesso à alguma informação on-line? Isso muito acontece conosco e, principalmente, com os internautas brasileiros que tem um serviço de conexão à internet precário e lento.

Roteador Wi-Fi Android

A solução é o roteador Wi-Fi. Isso é claro, vai depender da velocidade de acesso que sua operadora de telefonia móvel te concede. Daí você me pergunta, como funciona? É simples, você contrata um plano de dados com a sua operadora de telefonia. Depois que o serviço já estiver ativado, você pode usar o seu aparelho para navegar na internet usando a rede de dados da operadora. Mas… se você quiser pode compartilhar essa conexão com outros dispositivos móveis como o seu computador.

Roteador Wi-Fi Android

Para tanto existe duas formas de se compartilhar a conexão que seu aparelho tem à internet. A primeira e mais comumente usada é usando o roteador Wi-Fi do seu próprio celular. Para fazer isso vá em “configurações -> Conexões sem fio e rede -> Ancoragem e Roteador Wi-Fi -> Ponto de acesso Wi-Fi”.

Configurando o ponto de acesso

Pronto, um ponto de acesso Wi-Fi foi criado e você já pode usar um computador, outro celular ou qualquer outro sistema que tenha a tecnologia Wi-Fi, para se conectar a esse ponto. Entretanto as configurações desse ponto de acesso, são as configurações padões. Para alterá-las, pressione “Defs. De ponto de acesso Wi-Fi”. Nesse ponto você verá o SSID padrão, esse é o nome que será exibido quando alguém fizer uma busca por redes Wi-Fi próximas. Modifique-a para o nome que quiser. A segurança está por padrão usando WPA2 PSK, e recomendo que não modifique. E finalmente, a senha. Você deve introduzir uma senha com no mínimo oito caracteres. Salve e agora tente acessar usando algum dispositivo com tecnologia Wi-Fi.

Compartilhando a internet do computador

Se por algum motivo, você leu essa publicação até o fim e percebeu que não era o que você procura e sim justamente o contrário.  Procurava por uma forma de compartilhar a conexão à internet do seu computador com o seu aparelho, eu tenho uma boa notícia. Veja o artigo sobre o Connectify, e veja como é fácil criar um Hotspot Wi-Fi caseiro, sem gastar um único centavo com equipamentos.

  • Luigi Lima

    Mas como se exclui esse roteador do seu celular? Minha amiga pegou meu celular é criou um roteador e eu queria excluí-lo. Como se exclui?

    • Gabriel

      Não tem como excluir, apenas desliga, assim você não compartilha sua internet com ninguém!

  • MaiconRodrigo

    Duvida !
    Como rotear sinal de uma rede wifi ( oi Velox ), roterar do celular 1 e rotear do celular 1 para o celular 2 ?

    • Joao Carlos

      Queria essa resposta também..

  • carla

    otimo descobrir que quando meu celular estiver conectado a uma rede wifi posso rotear pro meu notebook, usando a ancora USB ai compratilha muito bom… entra diretamente

  • larissa Mendes

    Quando compartilho meu roteador Wi-Fi para as outras pessoas, eu gasto crédito?

  • Ricardo

    Estou roteando meu dados do celular 4G. Porém, ele fica caindo toda hora. com a mensagem: “Sem acesso a internet.” e volta sozinho.. ficando intermitente. Alguem sabe como resolver?

    • Marcelo Augusto

      conseguiu resolver?

  • Marcelo Viana

    O roteador Wi-Fi Android gasta crédito do smartphone quando compartilhado?