Para Rich Miner, cofundador do Android, a fragmentação do sistema não é grande coisa

Fragmentacao android Rich Miner
Publicado por Redação

O cofundador do sistema operacional mais usado em dispositivos móveis, Android, afirmou que a fragmentação do sistema não é lá grande coisa. Rich Miner disse que para ele, a fragmentação já era esperada. Isso acontece quando o sistema se torna popular. E a própria forma como o sistema foi concebido, ajudou para que isso acontecesse.

A Google libera o código fonte do sistema com uma licença Apache, que pode ser distribuído e modificado pelas fabricantes de dispositivos, operadoras, desenvolvedores ou qualquer um que queira fuçar.

Fragmentação do sistema Android

A declaração foi dada pelo executivo há algumas semanas, durante o Massachusetts Technology Leadership, e ele acrescentou que os usuários estão satisfeitos com o desempenho de seus dispositivos, independentemente da versão do sistema operacional. Já que a maior parte dos aparelhos Android, ainda rodam a versão Gingerbread, cerca de 34%, lançada há quase três anos.

fragmentacao android

Fragmentação do Android em comparação ao iOS

As ferrenhas críticas à fragmentação do sistema, vindas especialmente da Apple, afirmam que ela torna mais difícil a tarefa de desenvolver aplicativos e garantir que eles rodem em todas as versões do sistema operacional.

Devido à capacidade da Apple de conseguir que a maioria dos seus usuários estejam sempre com a versão mais atualizada de seu sistema operacional, essas críticas ganham ainda mais força, mas estamos falando de um mundo completamente diferente e cheio de restrições que a Apple impões aos desenvolvedores. No mês passado, antes da liberação do iOS 7, foi reportado que 93% de todos os iPhones ativos estavam rodando o iOS 6.