Retrospectiva Android 2012

Mais um ano se passa. Um ano cheio de novidades, realizações e conquistas, tá vai… e algumas piadas também. Um ótimo ano para alguns e péssimo para outros. Eu poderia dizer que para o Android Cabeção foi um bom ano, afinal foi o ano em que nascemos, mas para o Android foi um ano sensacional. Vamos ver uma pequena retrospectiva de tudo o que aconteceu no mundo Android em 2012. Preparado? Então vamos começar!

Google compra a Motorola

A Google compra o Motorola Mobility por cerca de 12,5 bilhões de dólares. O CEO da Motorola Sanjay Jha, será substituído por Dennis Woodside que atuou como presidente das Américas do Google.

google-compra-motorola

Tablets no Brasil

O mercado brasileiro de tablets cresce 127% no 3º trimestre de 2012. Cerca de 769 mil unidades vendidas nesse período e que até o fim do ano pode chegar a 2,9 milhões, sendo que 80% deles, vem com o sistema Android. Com o crescimento, Brasil agora é o 10º colocado entre os maiores compradores de tablest no planeta

500 milhões de Androids Ativados

Google chega a marca de 500 milhões de aparelhos Android ativados em setembro de 2012. Somando Smartphones, Tablets e até mesmo computadores. Cerca de 1,3 milhão de aparelhos ativados diariamente.

O sistema preferido dos brasileiros

O sistema operacional Android é o mais preferido entre os brasileiros. Uma pesquisa feira pela Kantar Worldpanel entre os período de agosto e outubro constatou que o sistema preferido dos brasileiros é o Android. Cerca de 56,7% preferem o sistema do robozinho verde, em seguida vem a Symbian com 31,5%. O iOS ficou com míseros 0,4%.

Google lança o Nexus 4, Nexus 10 e Android 4.2

Apesar de terem adiado o lançamentos desses produtos por conta do furacão Sandy, a Google lançou algum tempo depois os produtos mais esperados da empresa no ano de 2012, Nexus 4, Nexus 10 e a versão 4.2 do Android. O Nexus 4, o quarto Smartphone Nexus, vem com uma tela de 4,7 polegadas, 1,5 Ghz e 2 GB de memória RAM. Ele sai pela metade do preço do iPhone 5 e é mais potente que o Galaxy S3. Já o Nexus 10 que veio para desbancar a concorrência de tablets como Surface e iPad, tem uma tela com resolução de de 2560 x 1600 e uma densidade de 300 ppi. A Google chama o seu novo tablet de “dispositivo de entretenimento premium”.

novo nexus 4 e 10

Samsung a maior empresa de telefone celular

A Samsung terminou o ano como a maior fabricante de aparelhos celulares do planeta. Parece que a Nokia agora ocupa o segundo lugar entre as fabricantes de celulares. Aproximadamente 29% do mercado de telemóveis pertence a Samsung, enquanto a Nokia fica com 24%. Já a Apple aparece no ranking com 10%, mas levando em conta o crescimento, ela caminha para o segundo lugar.

Gradiente lança primeiro iPhone e vira piada na internet

A Gradiente lança o primeiro iPhone com sistema Android. Isso mesmo, iPhone com Android. Próximo do ano 2000 a Gradiente queria lança no mercado um aparelho celular que acessasse a internet. O nome desse aparelho seria Internet Phone, só que o nome era muito comprido então eles decidiram encurtá-lo e ficou como iPhone. Nesse mesmo ano a gradiente registrou a marca no Brasil, mas não tinha grana para fabricar o aparelho. Anos depois a Apple lança o iPhone, mas no Brasil a Gradiente tem licença para usar o nome, então aí está.

 

Feliz 2013

O ano de 2012 não foi um dos melhores. Não foi um ano de lançamentos, nem de muito movimento. 2012 foi um ano de ações judiciais entre as empresas de tecnologia, de compras e algumas coisinhas que vêem mudando nossas vidas aos poucos. Mas o mundo não acabou, continuamos firmes e fortes, tudo isso me faz desejar um feliz 2013 e que ele traga consigo mais 365 oportunidades aproveitáveis.