Como restaurar os padrões de fábrica no Windows 10 sem formatar

Restaurar o Windows 10
Publicado por Alexandre

Aos poucos, o Windows 10 vai ficando lento e nós, usuários, contribuímos muito para isso instalando programas gulosos que requerem muitos recursos do nosso sistema. Existe uma forma de restaurar as configurações de fábrica do Windows 10 sem precisar formatar a máquina e ainda economizar uma graninha extra que gastaríamos com um técnico.

Restaurar os padrões de fábrica no Windows 10 não é complicado e requer apenas alguns passos. Basta seguir os passos a seguir para ter o sistema novinho em folha e sem perder os arquivos. Prontos? Então arregace as mangas e vamos ao tutorial.

Restaurando o Windows 10 sem formatar a máquina

Como na maioria dos tutorarias para Windows, os passos começam indo nas configurações do sistema. Você faz isso clicando do lançador do Windows e, em seguida, no ícone da roda dentada.

Configurações de tela de bloqueio

Em seguida, você deve clicar em “Atualizações e segurança” que é o local onde a gente pode configurar e realizar backups, fazer atualizações do sistema e restaurar as configurações de fábrica.

Atualizações e segurança

Na aba “Recuperação” você verá uma opção chamada “Restaurar o PC”. Logo abaixo, você verá a opção “Começar Agora”. Antes de continuar, você deve estar com o computador conectado à tomada, caso seja um notebook ou qualquer outro aparelho que tenha uma fonte de energia limitada. Caso atenda aos requisitos clique em “Começar agora”.

Recuperação do Windows 10

Será exibida a opção de manter os dados do usuário ou remover tudo. A opção “Manter meus arquivos” mantém os dados pessoais do usuário, mas exclui os aplicativos e as configurações do sistema. Já a opção “remover tudo” exclui completamente os aplicativos, configurações e os dados dos usuários.

Manter meus arquivos

Caso você selecione as opções de manter os dados dos usuários, eles serão exibidos em uma lista. Clique em “Avançar” para continuar.

Aplicativos que serão removidos na redefinição

A tela seguinte exibirá opções que permitirão que você restaure o Windows 10 ou cancele a restauração. Clique em “Restaurar”.

Restaurar o PC

Agora é só clicar em “Redefinir”.

Redefinir o Windows 10

Em resumo, o que você precisa fazer para restaurar as configurações de fábrica do Windows 10 sem formatar e preservando os dados dos usuários é:

  1. Abrir as configurações
  2. Clicar em atualizações e segurança
  3. Clicar em Recuperação
  4. Começar agora
  5. Manter meus arquivos
  6. Avançar
  7. Restaurar
  8. Redefinir

Com isso o seu sistema será restaurados e manterá os arquivos, como fotos e vídeos salvos, preservados.