Resolvendo problemas do Connectify

connectify resolvendo problema
Publicado por Redação

É muito comum as pessoas terem problemas com o Connectify. Ele é um programa novo no mercado e não suporta todos os modelos de placa, mas tomando algumas medidas você pode evitar ou amenizar a aparição de alguns desses problemas. Este artigo lista os cinco problemas mais comuns que envolvem a execução do Connectify e apresenta as suas respectivas soluções. Boa sorte!

1 – Atualize o sistema operacional

O Connectify tem um melhor desempenho no Windows 7, mas ele também funciona no XP e Vista. Para tanto você vai precisa instalar o “Service Pack 3” no XP e o “Service Pack 2” no Vista. Entretanto, nessas versões de sistema operacional, o Connectify só vai funcionar no modo Ad-Hoc. Se você deseja utiliza-lo como Access Point, pode esquecer e instalar o 7 e lembre-se de instalar o Service Pack 1.

Qual a diferença entre Access Point e Ad-Hoc?

Basicamente no modo Access Point (AP) você pode compartilhar a internet através de uma placa de rede wireless, mesmo que esteja usando essa placa para se conectar a internet. Já no modo Ad-Hoc (AH), você deve manter a placa de rede wireless livre para que o programa a use. Nesse tipo de conexão você deve se conectar a internet por outro meio: placa ethernet, modem 3G ou uma segunda placa wireless.

2 – Atualizar o Driver

Certifique-se que os drivers da sua placa estão atualizados. Esse processo é muito importante para que o Connectify reconheça e trabalhe adequadamente com o seu equipamento. Drivers atualizados tem melhor desempenho, menos bugs, etc, etc. Sem contar que a maioria dos problemas na execução do Connectify é por causa da deficiência nos Drivers. Você pode fazer a atualização indo em: Painel de controle -> Hardware e som -> Gerenciador de dispositivos.

A Microsoft tem uma lista de drivers. Pode ser que o driver para o seu dispositivo não esteja nessa lista. Nesse caso você vai precisar ir até o site da montadora para baixa-lo manualmente. Se você não encontrou no site da montadora, poderá usar programas que identifiquem seu equipamento e instalem automaticamente os drivers. Um ótimo exemplo é o Driver Update.

3 – Modo de compatibilidade

Algumas pessoas relataram que depois de instalar o Connectify no Windows 7, uma mensagem é exibida, dizendo que o Connectify só funciona no Windows 7. Isso acontece por causa do modo de compatibilidade, em que o sistema da Microsoft simula ser uma das versões anteriores do Windows para rodar programas antigos.

Isso pode ser revolvido clicando com o botão direito em cima do instalador e selecionar a opção “Propriedades” e depois em “Compatibilidade”. Certifique-se que está desmarcada a caixa de compatibilidade e clique em ok

4 – AP not supported

Essa mensagem pode ser exibida caso você use o Windows XP ou Vista, como já foi dito, nenhum desses dois sistemas suportam o modo Access Point. Se essa mensagem estiver sendo exibida no Windows 7, pode ser que o driver instalado seja o do Windows XP ou Vista. Instale o Driver mais adequado para solucionar o problema.

5 – O Hotspot inicia, mas nenhum dispositivo o reconhece

Isso geralmente acontece quando o hotspot está sendo executado em modo Ad-Hoc. Alguns dispositivos não reconhecem redes ad-hoc, como no caso da maioria dos Androids. Para solucionar você deve atualizar o seu sistema operacional para Windows 7 e criar uma rede Access Point.

Finalizando

Esses foram os problemas mais comuns que envolvem a execução do Connectify, mas existem muitos outros. Se você tem algum problema que não foi listado, compartilhe conosco e teremos o maior prazer em ajudar.

Veja também: Guia de como instalar o Connectify