RCA – Quem lembra desse conector vovô utilizado nas televisões antigas?

Cabo RCA 7 décadas de história
Publicado por Alexandre

Os conectores RCA têm mais de 70 anos de idade e foram, por muito tempo, os grandes responsáveis por levar imagens coloridas aos nossos televisores. Os conectores RCA são compostos por três fios blindados, para diminuir a interferência. Dois são responsáveis pelo transporte do áudio e um pelo vídeo. Eles suportam uma resolução máxima de 480px. Hoje em dia já falamos de resolução Ultra HD e 8K que nem se imaginava na época telas com resoluções tão altas. Por isso ele está sendo lentamente abandonado e dando lugar aos cabos de vídeo componente, HDMI, VGA e DVI.

Cabo RCA

Apesar de os aparelhos que utilizam essa tecnologia apresentarem cores-padrão diferentes para cada cabo e suas funções, não existem diferenças substanciais entre os cabos. Isso quer dizer que você pode usar o cabo amarelo no lugar do branco ou vermelho e assim por diante, sem interferir na imagem ou nos áudios.

RCA vem perdendo espaço para os cabos mais modernos

A maioria dos equipamentos ainda suportam os conectores RCA. Entretanto, pouco a pouco eles estão desaparecendo e dando lugar às novas tecnologias que suportam resoluções mais altas e fidelidade nos áudios. Dê uma olhada num Super Nintendo com conector RCA.

Super Nintendo RCA

RCA e as antenas parabólicas

Agora um decodificador de sinal de uma antena parabólica com saída RCA, que já foi muito popular no Brasil, principalmente em cidades litorâneas e do interior, onde os sinais de TV convencionais são precários.

RCA e antena parabólica

Tópicos:

, , , , , ,