Que tal fabricar seu próprio robô em casa? Conheça o InMoov

Já é possível fabricar o próprio robô em casa. Claro, o preço é um pouco salgado, mas para quem sempre sonhou em colocar o artista/engenheiro que existe dentro de si para trabalhar está aí uma forma de realizar o seu sonho. Isso porque a estrutura dele é toda feita em uma impressora 3D, aquelas máquinas que estão revolucionando a forma como as coisas são construídas.

Como criar o seu próprio robô

Tudo começou quando um escultor francês chamado Gael Langevin comprou uma impressora 3D. Ele pensou “Nossa! Eu poso fazer algo diferente” então ele começou a desenhar um projeto que acabou se transformando em um robô. Detalhe relevante: ele não entendia nada de robótica. O robô que ele apelidou de InMoov, hoje faz parte de uma iniciativa em que todo o projeto é disponibilizado na Web, onde qualquer um, com uma impressora 3D pode reproduzi-lo.

O InMoov é um robô criado por um escultor

O engraçado dessa história é que o escultor criou uma coisa inovadora com uma ferramenta que, teoricamente, vai deixa-lo desempregado no futuro. Isso nos mostra que não imposta o avanço tecnológico, a mão de obra e a criatividade humana sempre será necessária.

MyroBotLab dá vida ao InMoov

O software por trás do InMoov é o MyroBotLab, um Framework de código aberto baseado em JAVA. Isso quer dizer que qualquer computador que tenha suporte à JAVA, pode rodar o software, isso inclui Dalvik. Não sabe o que isso quer dizer? Apenas que você pode usar o seu aparelho Android como cérebro do robô que está prestes a criar.

Para ter todas as informações, documentação, tutoriais e tudo mais que precise para construir o seu próprio robô com uma impressora 3D, acesse o site do projeto inmoov.blogspot.com.br e divirta-se.

  • ORziSA

    Muito legal “You said welcome” hahahahaha