Root

Qual a diferença entre Root e Unroot?

root-e-unroot

Há algumas semanas eu escrevi aqui no blog um artigo que fala sobre “root“. Nesse artigo foram apresentados os prós e contras de se valer dessa ferramenta para ter acesso de superusuário no sistema Android. Mas uma questão ficou em aberto, o que é unroot? Mas antes vamos relembrar o que é root.

Root

Root, para quem não leu este artigo, quer dizer enraizamento. Traduzindo para o bom português, “root” quer dizer conceder acesso de superusuário a um programa ou processo. Por exemplo, se você quer remover um aplicativo residente do seu sistema, mas que não é possível deletá-lo por vias normais, você deve utilizar um programa que faça a remoção desse aplicativo, mas para que esse programa funcione é preciso que ele tenha acesso total ao sistema, ou seja, que esse programa seja executado como superusuário.

E Unroot?

Já o “unroot” é o processo reverso. É você retirar o acesso superusuário de um programa ou processo.

Por que eu faria unroot?

Cada um tem os seus motivos. Pode ser que você tenha se arrependido de enraizar o seu aparelho, ou talvez vá levá-lo numa assistência e sabe que rootar um dispositivo é uma prática não recomendada pelos fabricantes, e não quer ter problemas com a garantia do produto. Outro motivo pelo qual alguém possa querer remover o superusuário do seu dispositivo é o fato de não querer que certos aplicativos tenha tanto privilégio assim, ou mesmo desconfie da benevolência do autor de algum deles. De fato, os motivos são inúmeros e a tal “diferença entre root e unroot” já está explicada.