Conheça o Projeto Loon, a solução para a falta de sinal

De acordo com dados da UTI (União Internacional de Telecomunicações), apenas 35% da população mundial (2,5 bilhões) tem acesso à Internet, os outros 65% (4,5 bilhões) ainda vivem no século passado. Isso se deve por conta dos altos preços da infraestrutura necessária para levar conexão à Internet ao restante da população. É dito que a rede LTE 4G pode ser usada para interiorizar o acesso à banda larga no Brasil, mas e para levar conexão aos outros países, onde se quer existe conexão à Internet? A solução para este problema pode estar vindo do laboratório secreto do Google, o Google X, e se chama Projeto Loon.

Projeto Loon pode ajudar na interiorização do acesso à Internet

O Projeto Loon vem sendo desenvolvido desde junho de 2013 e pretende levar conexão à Internet a todos os cantos do planeta de uma forma inusitada, usando balões. Sim, você não entendeu errado. O Google pretende lançar balões meteorológicos na estratosfera, numa altura de cerca de 20 km, duas vezes a altitude alcançada por aviões comerciais.

A ideia é simples, levar conexão à Internet a todos os pontos do planeta, seja em áreas rurais, remotas ou mesmo centros urbanos depois de desastres. Você se conectaria a um desses balões e ele estaria conectado a outro balão, que por sua vez estaria conectado a outro, até chegar numa operadora de telefonia que de fato, te daria conexão à Internet.

Ptojeto Loon Google na Nova Zelândia

Projeto piloto na Nova Zelândia

O projeto ainda está em faze de testes e existem cerca de 50 pessoas tentando se conectar aos 30 balões que navegam os céus de Canterbury, na Nova Zelândia. Para se conectar aos balões são usadas antenas especiais.

A velocidade de conexão é rápida, equiparada à uma conexão 3G, mas calma, estou falando de uma conexão 3G de verdade, não a conexão 3G brasileira.