Problema ao associar Android à Conta Google, veja como resolver

Problema com conta Google
Publicado por Redação

Algumas pessoas têm enfrentado problemas ao tentar associar o seu aparelho Android à Conta Google depois de terem ativado a verificação em duas etapas. O problema é que aparelhos Android um pouco mais antigos não suportam esse tipo de verificação. Mesmo digitando a senha corretamente é exibida uma mensagem de erro afirmando que a senha ou e-mail informados não estão corretos. Como consequência ficamos incapacitados de acessar a nossa conta. Existe uma forma simples de solucionar esse problema que vamos apresentar nas próximas linhas. Mas antes não esqueça de disseminar a mensagem nas redes sociais. Vamos lá?

Autenticação em duas etapas

Depois de alguns incidentes de segurança o Google lançou a autenticação em dois fatores, que é uma camada de segurança adicional, onde é enviado um código de autorização para um aparelho celular ou para um endereço de e-mail; e esse código deve ser inserido quando um novo dispositivo tentar acessar a conta. Acontece que essa camada de proteção não é retrocompatível com as versões mais antigos do Android.

Autenticação em dois fatores Google

Surge então a pergunta: Como melhorar a segurança mesmo em versões antigas do sistema? A resposta para essa pergunta e solução para os nossos problemas é a criação das “senhas específicas para aplicativos”. As senhas específicas para aplicativos são senhas diferentes das que você utiliza para acessar a sua conta diretamente e que são geradas uma única vez. Depois de gerada você deve usar no aplicativo que deseja conceder acesso.

Você me pergunta: Então quer dizer que para eu usar a conta Google no meu Android eu devo gerar uma senha de aplicativo para o meu aparelho? Resposta: Sim. Pergunta: E como eu faço isso? Resposta: É simples, basta acessar as configurações de segurança de sua conta. Como pode ver abaixo.

Liberar acesso de aplicativos

Para gerar uma senha específica para um aplicativo, no caso Google Play do seu aparelho Android, você deve primeiro acessar sua Conta Google através de um navegador.

conta google

Depois vá em “Segurança” e lá no final da página vai encontrar “Aplicativos e site conectados”. Clique em gerenciar acesso.

aplicativos e sites conectados

Você será direcionado para a página “Acesso autorizado à sua conta Google” onde estão todos os acessos autorizados. Role até o final da página e localize “Senhas específicas de aplicativos”. Digite o nome do aplicativo que deseja conceder acesso, pode ser qualquer nome, mas o recomendável é que seja um nome que lembre qual é o aplicativo que está liberando. Em seguida  clique em “Gerar senha”. Pronto essa senha deve ser inserida no lugar da senha que você usa para acessar a sua conta no aparelho Android. Os espaços não devem ser considerados e lembre-se, você só precisa fazer isso uma vez.

senhas especificas do aplicativo

Funcionou para você? Deixe nos comentários as dificuldades que você enfrentou.