Office Mobile para Android e iOS agora é gratuito

No ano passado, a Microsoft lançou o Office Mobile para os usuários do iOS e Android. Embora ele fosse disponibilizado gratuitamente, só os assinantes do Office 365 poderiam usufruir da novidade. O fato é que a não gratuidade do aplicativo se prolongou por um longo período, até sermos pegos de surpresa pelo anúncio de que a Microsoft liberou o uso do Office Mobile para os usuários de iOS e Android, de fato, gratuitamente. Essa é uma maravilhosa notícia para aqueles que tentam, mas não conseguem sobreviver sem a suíte de escritório Microsoft.

Parceria entre Microsoft e Dropbox

O anúncio da gratuidade do aplicativo veio depois de a companhia de Bill Gates comunicar uma parceria com o Dropbox para a transferência e edição de arquivos do Office Mobile na nuvem do Dropbox, também de forma gratuita e nativa. Agora se o usuário quiser editar os documentos existentes no OneDrive, aí sim deverá ter uma assinatura do Office 365. Meio estranho isso, não? De acordo com o  diretor de Marketing do Office, Michael Atalla, a companhia quer garantir que os seus cliente possam ser produtivos em todos os dispositivos que eles possuem. O que faz muito sentido! Mas e quanto aos usuários do Office 2013?

Office no iPad e iPhone

Terceirizar serviços de armazenamento na nuvem para tornar o aplicativo gratuito é uma boa ideia. Entretanto, se o usuário quiser utilizar o Office Mobile com OneDrive, ou seja, com a conta onde realmente estão seus arquivos, já que o OneDrive integra todos os produtos Microsoft, deverá pagar um tantinho a mais por isso. Acho que isso não é legal para o usuário, caso eles queiram popularizar o Office Mobile da forma certa. Se a versão para PC e Office Online também permitirem a edição de arquivos no Dropbox, não vejo muitos problemas, mas caso a integração com o Dropbox só exista na versão Mobile, aí sim a coisa não deve andar.

A novidade deverá começar a funcionar já na semana que vem. Vamos ver como será essa integração para tirarmos melhores conclusões sobre a novidade.

  • Dan Maltez

    popularizar o Office? Claro que não em, o Office vende muito mais que o windows, a questão é que em smartphone já tem muito App de produção com versões gratuitas, isso chama-se apenas concorrência. Abraço

    • A versão para desktop do Office é sem dúvida a mais popular, não há como negar. Entretanto, a versão móvel já esteve bem aquém no número de usuários se comparado a alguns concorrentes gratuitos. Se a intenção da MS em liberar o Office Mobile sem custo não é popularizar a sua ferramenta, então diga-nos o possível motivo de tal jogada.