O WhatsApp testa novo recurso para combater SPAM

WhatsApp testa funcionalidade para combater SPAM
Imagem: Ritchie Tongo/EPA
Publicado por Alexandre

O WhatsApp estaria testando novo recurso que visa dificultar o compartilhamento de correntes e notícias falsas no mensageiro. Segundo WABetaInfo, blog conhecido por divulgar novas funcionalidades do WhatsApp, a nova funcionalidade estaria sendo testada por um grupo limitado de usuários da versão beta aplicativo para iOS.

Novo recurso do WhatsApp para barrar SPAM

O novo recurso funciona como um alerta exibido ao usuário que encaminhar uma mensagem que já foi encaminhada várias vezes. O mensageiro já possui uma ferramenta que permite denunciar uma mensagem como SPAM quando ela vem de alguém que não faz parte da nossa lista de contatos. Porém, a nova ferramenta funciona do outro lado do SPAM, notificando o remetente de que ele está encaminhando uma mensagem que já foi encaminhada muitas vezes ou a mesma mensagem para mais de 25 contatos.

Alerta de encaminhamento do WhatsApp

Alerta de encaminhamento do WhatsApp. Imagem: WABetaInfo

No alerta está escrito “A message you are forwarding has been forwarded many times” que traduzindo para o português temos algo como “A mensagem que você está encaminhando já foi encaminhada muitas vezes”.

Como funciona o encaminhamento no WhatsApp

O WhatsApp permite que o usuário encaminhe suas mensagens para até 30 pessoas no máximo. Caso o usuário queira enviar sua mensagem para mais contatos, o mensageiro possui um recurso chamado Lista de Transmissão, onde é possível criar uma lista com até 256 contatos que receberão as mensagens. O detalhe é que apenas os usuários que possuem o remetente na sua agenda é que receberão as mensagens transmitidas.

Facebook está na luta conta notícias faltas e SPAM

A nova ferramenta talvez esteja ligada as recentes decisões do Facebook, dono do WhatsApp, que visam diminuir o alcance de notícias falsas, SPAM e correntes na rede social. O compartilhamento desenfreado desse tipo de conteúdo é ruim para o ecossistema, é usado para aplicar fraudes, propagação de vírus e até influenciar eleições.

Quem nunca recebeu uma corrente no WhatsApp informando que o mensageiro deixaria de ser gratuito e que se você enviasse aquela mensagem para mais 10 pessoas teria a oportunidade de continuar usando o aplicativo grátis?

Golpe do Burger King no WhatsApp afeta mais de 350 mil pessoas

Mensagens como essa circulam pelo aplicativo todos os dias e muitas vezes não são tão inofensivas assim, um golpe recente se passando por uma promoção do Burger King afetou mais de 350 mil pessoas – segundo a Eset, empresa de segurança que detectou o ataque – os usuários ganhavam uma promoção de 50 reais se compartilhasse a fraude com mais 30 pessoas. E ainda tentava instalar um plugin no navegador das pessoas que clicassem no link.

Ainda não temos informações sobre a chegada da funcionalidade na versão estável do aplicativo tanto para iOS quanto para o Android.