As incríveis aplicações que uma tela sensível ao toque pode ter

As telas touch screen são as famosas telas sensíveis ao toque, ou como os portugueses costumam chamar, ecrãs táteis. Com elas é possível inserir informações em sistemas digitais sem a necessidade de usa teclado ou mouse. Basta tocar em uma superfície preparada com ícones e imagens para que a mágica da ciência entre em ação. Apesar de não ser uma tecnologia nova, a massificação desse tipo de tela se deu graças ao surgimento e popularização dos smartphones. Hoje em dia ela é utilizada em navegadores de GPS, videogame, tablets, smartphones, geladeiras, fornos de micro-ondas e muitos outros equipamentos.

Os botões como os conhecemos irão desaparecer

Os botões físicos dos nossos aparelhos eletrônicos estão lentamente desaparecendo e dado lugar às telas sensíveis ao toque. É uma tendência tão óbvia e gradual que a Microsoft fez um vídeo demostrando projeções de um futuro com uso intensivo de telas touch screen. É uma parada bem Black Mirror.

Black Mirror sensível ao toque

O futuro do touch screen previsto pela Microsoft

Na produção de 2011, a Microsoft tenta demonstrar como o mundo será em alguns anos, com a super utilização desse tipo de tecnologia. Não só os nossos aparelhos eletrônicos de comunicação pessoal serão equipados com telas seníveis ao toque, mas toda a sorte de aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, cartões e até jornais interativos. A realidade aumentada também será uma constante, e até lá teremos desenvolvido tecnologia que nos permita expandir o mundo em que vivemos em no mínimo dois: o real e o virtual, tratando objetos e elementos do mundo virtual como se fossem reais e vice-versa.

E então, animado com o que o futuro nos reserva?

  • Roman Godfrey

    Eu li em uma matéria na Internet que o SEO da Microsoft afirmou que os celulares já estão mortos. Fico imaginando o tanto de tecnologia que aparecerá e desaparecerá. Ontem msm o telégrafo sem fio era o suprassumo da telecomunicação. Hoje em dia, nem se ouve fale falar mais dele.