O que são QR codes?

QR codes são códigos de barras bidimensionais que servem para armazenar informações. URLs, texto, contato e SMS são exemplos de informações que podem ser armazenadas dentro desses códigos. Ele foi criando em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave com a finalidade de identificar peças de automóveis. Mas de lá pra cá, sofreu uma série de modificações e padronizações até ficar do jeito que conhecemos hoje.

Hoje em dia ele é massivamente utilizado em campanhas publicitária e diversas outras áreas. Não se espante se um dia chegar a sua casa uma fatura de banco com um QR Code impresso. Você pode fazer pagamentos com QR Code usando seu smartfone em faturas do Banco do Brasil e outros bancos mais modernizados.

Vantagens dos QR Codes

A vantagem de se utilizar QR Code está no fato de você inserir informações digitais, cartões de vistas e links para sites em uma figura impressa ou mesmo virtual. Você vai ao cinema e no cartaz encontra um QR Code com o link para o trailer do filme ou quando está foleando uma revista e vê um QR Code que leva a uma página web com informações mais detalhadas sobre uma determinada matéria. Seria demasiadamente chato você ter que digitar o link no seu aparelho celular, então o QR Code te ajuda a chegar no destino mais rapidamente.

Como funciona?

É usado um software para codificar as informações e gerar uma imagem bidimensional. Um aplicativo instalado no seu aparelho celular vai capturar essa imagem através da câmera e decodificar essas informações. Existem vários aplicativos para diversas plataformas que fazem essa decodificação (Leitura) de QR code.

Banco do Brasil QR COde

Criando um QR Code

Você pode criar um QR code para armazenar informações. Para isso você var precisar de um gerador, que vai pegar essa informação e transforma-la num código de bidimensional. Existem vários sites que faze essa “geração” um deles e o meu preferido é o GoQR.Me. Além de poder armazenar vários tipos de informações em um QR code, como texto, cartão de visita, url e contato; você também tem a opção de salvá-lo de diversas maneiras: fazer download de uma imagem .png ou até mesmo embutir o código no seu site.

Tamanho

Existe um limite de armazenamento de informações.  E esse limite varia de acordo com o tipo que você quer inserir. Se você deseja armazenar apenas informações numéricas, poderá guardar no máximo 7089 caracteres. Se for alfanuméricas esse numero cai e passa a armazenar até 4296 e se for dados binário apenas 2953.

Lendo um Código

Para saber o que está por trás de um QR code, você vai precisar de um leitor. Existem vários, para diversas plataformas e necessidades. Eu gosto do “Leitor de códido de barra – Tacoty CN”  que uso no meu Android.  Mas existem outros tão bons quanto esse. Para baixar de acordo com a seu OS, é só clicar nos links a seguir.

Android – Leitor de código de barra

iPhone – QR Reader for iPhone

Symbian – BeeTagg QR Reader

BlackBerry – QR Code Scanner

QR code Facebook

Dúvidas ou sugestões

Se tiver alguma dúvida ou sugestão acesse o QR code a baixo, e não esqueça de curtir o QR code de cima. :D

QR Code generator

Tópicos: