O que são altcoins e quais são as mais populares do mercado

A primeira e mais popular moeda virtual criptografada do mercado foi o Bitcoin. Criada em 2009 por um programador, ou grupo de programados, com o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, rapidamente o Bitcoin conquistou o mercado com a sua revolucionária forma de gerenciar e contabilizar as suas transações financeiras através de um algoritmo chamado de Blockchain. Altcoins são como são chamadas as moedas alternativas ao Bitcoin. Isto é, moedas, geralmente derivadas da criptomoeda criado por Nakamoto, menos populares que o projeto mãe, que modificaram algumas de suas funcionalidades e se transformaram em iniciativas independentes.

Bitcoin

Quem utiliza altcoins?

Por muito tempo, o Bitcoin foi utilizado majoritariamente por especuladores de Bitcoin, que são uma espécie de traders da segunda década do século 21. Gente que compra a moeda na baixa e vende na alta com a intenção de gerar lucro. Com a popularização do Bitcoin essa prática teve um aumento, mas passou também a integrar o “mercado financeiro do dia a dia”. Com isso fica mais difícil manipular a cotação da moeda, o que lhe dá uma certa “estabilidade”. É nesse cenários que os criptotraders voltam a sua atenção para moedas mais instáveis.

Mineração de Bitcoin é já é inviável

A mineração do Bitcoin, como é chamado o processo de “emissão de moeda” e ao mesmo tempo é feito os cálculos da rede para garantir a segurança nas transações, se tornou um procedimento oneroso e pouco rentável ao mineradores ao longo do tempo. Com o surgimento de criptomoedas alternativas, as pessoas poderiam aproveitar a pouca exploração dessas moedas virtuais para conseguir quebrar mais blocos e serem recompensado com mais moedas. E são basicamente essas pessoas que sustentam e utilizam as altcoins.

Quais são as melhores altcoins

Quais são as principais altcoins do mercado

Existem muitas, mas muitas altcoins! Atualmente, entre as mais populares do mercado estão a Litecoin (LTC), Namecoin (NMC), Ethereum (ETH), Zcash(ZEC), Monero (XMR), DigiByte (DGB), DigitalCash (DASH) e Dogecoin (D). Existem mais de 700 moedas e muitas outras vão surgindo ao longo do tempo. Essas novas moedas têm pouca representatividade no mercado e o Litecoin é, de longe, a mais popular entre elas, com cerca de 4% de representatividade. O Bitcoin sozinho controla cerca de 95% do todo o mercado de criptomoedas.