O que não gostamos no Novo Moto G

Um ano atrás, a Motorola lançou o Moto G, um aparelho aclamado por quem queria um smartphone com pinta de top de linha, mas com preço de intermediário. Não demorou muito para que estourasse a febre do Moto G, trazendo à tona um sucesso que faz jus a sua qualidade. Estamos falando do ano de 2013, quando o 4G era pouco difundido no Brasil e os smartphones eram menos populares. Sim meu amigo, a tecnologia cresce a passos largos. Este ano, mais ou menos no mesmo período em que o seu predecessor foi lançado nas terras tupiniquins, a Motorola decidiu estrelar a segunda geração do Moto G.

A companhia, agora na era Lenovo, decidiu seguir a mesma fórmula que tornou o Moto G o smartphone mais vendido da história da Motorola, mas com algumas leves mudanças: inclusão de TV digital, slot para cartão microSD e uma tela maior. Confira nas próximas linhas, o que definitivamente não gostamos no Novo Moto G. Apesar de esses serem os pontos que não nos agradaram no novo aparelho, pode ser que eles sejam os motivos que o levaram a optar pelo novo gadget da Motorola. Então comente!

Entrada para cartão microSD

Quando o Moto G foi lançado, no ano passado, eu fui um grande defensor do fato de ele não ter entrada para cartão microSD. Apesar de ser um tipo de mídia barata para o armazenamento de arquivos e músicas, é extremamente lenta e puxa o desempenho do aparelho lá pra baixo. Por que você acha que o iPhone ou mesmo o Nexus não possui entrada para microDS? Eles são carros-chefes de seus conceitos e não pegaria bem ter um aparelho engasgando na própria baba. Eu levanto a bandeira de um aparelho com microSD, desde que ele seja um aparelho de entrada como o Moto E, mas não o Moto G, ele pode ser mais do que isso.

Novo Moto G microSD

TV Digital

Falando agora da TV digital… é sério isso? Quem usa o celular para assistir TV digital? TV digital é para aparelhos de entrada, cujos fabricantes desenvolveram um gadget com especificações não tão atraentes e mesmo assim querem vender celulares. No Moto E faz todo o sentido, já no Novo Moto G, não.

Novo Moto G DTV

Dual SIM

Uma das características do mercado brasileiro é que as pessoas gostam de aparelhos dual-SIM. Isso é até compreensível, já que as operadoras de telefonia praticam promoções e mais promoções para quem liga para mesma operadora, mas cobram taxas monstruosas quando se liga para operadoras diferentes. Com um aparelho dual-SIM você pode usar as promoções de até duas operadoras num mesmo smartphone e assim o susto com a fatura do celular no final do mês pode ser menor. Na nossa humilde opinião, levando em conta o uso que fazemos dos smartphones hoje em dia, não vejo mais tanta utilidade para dois “chips”, já que as ligações estão ficando cada vez mais raras.

Novo Moto G Dual SIM

Sem LTE 4G

O Moto G foi um grande sucesso de vendas, mas na época do seu lançamento o 4G não estava tão difundido quanto hoje. Não vemos com bons olhos o fato de a Motorola não ter adicionado esse tipo de conexão à segunda geração do seu aparelho mais popular. Por esse motivo seria mais sensato optar por um Moto G 4G no lugar do Novo Moto G. Apesar de a rede 3G sofrer um possível desafogamento nos próximos anos, o crescente número de aparelhos de entrada e sem conectividade à rede 4G, pode deixar tudo do jeito que está, se não pior.

Considerações

Esse foram os principais pontos que nos desagradaram na segunda geração do Moto G. Se você está entrando agora no mercado consumidor de smartphones, vale a pena adquirir Moto G de 2ª Geração. Se você quer adquirir um intermediário e não liga para o fato de ele não ter conexão à rede LTE 4G, pode ser que o Novo Moto G seja uma boa escolha. Mas se você já tem um Moto G ou um aparelho com especificações equivalentes, não vale nenhum pouco a pena adquiri-lo. Ele não trará nada de novo além de uma tela ligeiramente maior e os já mencionados “pontos negativos”. O que acha?

  • aparecida

    bom vou dizer o que não gosto do moto x foi o pior celular que tive na minha vida tanto que taquei ele na parede e aconselho ninguém a comprar, quem avisa amigo é.

  • Arcondi Condicionado

    Dizer que celular com TV digital quem vai assistir? Dizer que cartão de memória piora o desempenho? Entre desempenho e espaço prefiro espaço, tenho a memoria do celular cheia e o cartão de 32Gb quase cheio, fotos e filmagem em resolução máxima são os maiores arquivos que quero que fique no celular e não em um notebook, iPhone ou mesmo o Nexus não possui entrada para microDS veja a memoria de um iPhone, 64Gb preciso de cartão de memoria neste caso? O problema é o preço, sem condições. E essa queda no desempenho significa quanto, 5%? Comprei um Moto G2 LTE 4G para melhorar ele precisava ter a TV digital, ficaria perfeito, se sair um modelo LTE 4G com TV digital troco o meu aparelho por este modelo mais completo. Agora o problema mesmo não só no Moto G é a marca Motorola, pouca qualidade e durabilidade, veja no reclame aqui quantas reclamações existem registradas contra a Motorola, eu passei pela assistência técnica, uma porcaria, um descaso, só comprei o telefone pela marca Motorola pensando que ainda tinha nome, e nem pesquisei, pois se tivesse feito isso eu não compraria. E depois que eu comprei a Samsung lançou um celular com 2 chips e com LTE 4G a um preço um pouco maior que o Moto G2 e olha que vale a pena, mas ele chegou tarde. Recomendação pessoal, pelo custo benefício e principalmente no pós venda, não vale a pena Motorola.

  • Theron Hathor

    E outra coisa!!! eu uso TV digital sim ,imagina vc viajando de carro sem ND pra fazer e aí vc n tem tv no carro e quer assistir é só colocar o fio de tv e assistir ô idiota

  • Theron Hathor

    Pelo amor de deus,Se vc acha que tá ruim com TV digital,Dual chip e Cartão SD. o que vc quer se o moto g não tivesse essas funções vc ia dizer 5 coisas que não gostamos no moto g de novo. cartão SD é MT foda pra melhorar a memória, dois chips MT mais que aí vc pode usar um chip de internet e um de ligação e se vc n sabe já lançou uma versão do moto g 2014 com 4g eu eu tenho um Moto g 2014 e acho um dos melhores. Se vc não gosta da motorola cala a tua fuça e vai gastar 3.700$ no iPhone 6 seu idiota abestalhado

  • Não é a sua conta!

    Cara, sinceramente. Fala sério, kkk. Se você não tem dinheiro pra comprar o novo moto g diga, agora querer ficar colocando defeito onde não tem é demais! Aaah’ faça-me um favor, se você não gosta do moto g é problema seu. Porém lembrando que milhares de brasileiros gostam! Então se tá achando ruim, corre pra loja e vai comprar um nexus ou um iphone e deixa de falar bosta!

  • Esteves Ecco

    Pera aí, ter dual SIM, tv digital e entrada para cartão microSD são pontos NEGATIVOS? Então tá, né.

  • Ivam Carlos

    Nexos, morri cara. TV digital é para pebres kkkk?

    • Vinicius Silva

      E ainda faz questão de dizer “aparelhos de entrada”. Affz
      Não é qualquer pessoa que tem condição de comprar um Cell de 500 Reais. O Moto E é top! Não gostei da forma q ele falou…

      • Ivam Carlos

        Ele corrigiu tava Nexos.