Tizen: conheça o mais novo sistema operacional para smartphones

tizen
Publicado por Redação

Parece que o futuro da tecnologia será disputado entre motores de busca e sistemas operacionais para dispositivos móveis. Vimos o lançamento do Firefox OS, Ubunto Phone OS e o Tizen. É, Tizen!

Para quem não sabe o Tizen é um sistema operacional open source desenvolvido pela Linux Foundation cuja base é HTML 5, mas que é inteiramente possível cruzar as plataformas como o próprio Java, tornando o Tizen, um sistema robusto e que logo logo terá legiões de desenvolvedores.

Samsung sente-se ameaçada

O fato é que a Samsung planeja lançar aparelhos que rodem o Tizen ainda em 2013. Muitos perguntam o motivo, já que ela está se saindo tão bem com o Android. Isso é verdade, mas com a compra da Motorola pela Google ficou a impressão de que a Google estaria querendo fazer concorrência com seus próprios clientes, no caso as empresas que usam o Android em seus dispositivos.

tizen os

Sistema Tizen

Visitando o site oficial da Tizen, vemos que o nível é bem elevado. O site impõe respeito. Logo de cara vemos que já existe o pacote de desenvolvimento para Tizen, o “Tizen 2.0 Alpha SDK”. O Tizen vem crescendo graças à parceria com a Intel, NTT Docomo, Vodafone e, é claro, a multinacional sul-coreana.

Alguns dizem que esta é a parceria perfeita. A Samsung não quer ficar inteiramente dependente do sistema da Google, e seu sistema Bada, criado em 2010 para concorrer com os sistemas existentes, se mostrou um grande fracasso.

Já a Intel quer entrar de vez no mercado de dispositivos móveis. Unindo o útil ao agradável e levando em conta que o sensacional Android tem base Linux, surge Tizen, que é o resultante de toda essa sopa de letrinhas.

O futuro do sistema

Pode ser que o Tizen enfrente resistência logo ao entrar no mercado, assim como tudo que é novo enfrenta. Mas com o tempo e, é claro, desenvolvimento de novas aplicações, essa resistência será cada vez menor. Acredito que quanto maior a concorrência, melhor para nós.