Google Play – Loja de Aplicativos

Google Play, ou Google Play Store é uma loja virtual da Google. Nela você pode comprar músicas, filmes, livros e, é claro, aplicativos. Acontece que antes de criar a Google Play, já existia uma loja de aplicativos para Android chamado de Android Market. Se você possui uma versão mais antiga do Android e ainda não fez atualização ou não entrou na loja, provavelmente se depara sempre com o ícone do aplicativo usado para acessá-lo. Os aplicativos podem ser instalados a partir do dispositivo Android ou no site do Play Store. De acordo com o Google, existem mais de 700 mil aplicativos disponíveis (outubro de 2012). O Google Play pode atualizar os aplicativos que o usuário seleciona automaticamente, ou o usuário pode atualizar todos os aplicativos ao mesmo tempo. O Google Play Store filtra a lista de aplicativos de acordo com a compatibilidade do aparelho do usuário.

Serviços que compões o Google Play

Como é de costume, a Google resolveu juntar tudo num só lugar e criou o Google Play, que é formada pela Play Store, loja de aplicativos; Play Music, loja de musicas; Play Movie, loja de filmes e Play Book, loja de livros e uma loja de aparelhos. Vale informar que para o mercado brasileiro, apenas a Play Store está disponível no momento.

Acessando o Google Play

Para ter acesso à loja é necessário ter uma Conta Google, caso não tenha, você pode criar no próprio celular, basta acessar a Play Store e seguir as instruções. Se você ainda tem o Android Market no seu aparelho Android, é necessário fazer uma atualização para poder acessar a loja.

introducao ao google play store

Categorias Play Store

O Google Play Store é uma loja bem intuitiva, logo quando você acessa, dá de cara com os aplicativos em destaque. Se navegar entre as páginas, vai encontrar as categorias: principais itens pagos, principais itens gratuitos, mais rentáveis, principais novos itens pagos, novos aplicativos gratuitos e tendência.

aplicativos google play store

Instalando aplicativos do Google Play Store

Se você encontrar um aplicativo interessante, pode instalá-lo facilmente, basta selecionar o aplicativo que você será direcionado para uma página com informações sobre o aplicativo em questão. Nessa página você irá encontrar a descrição, o tamanho, quando foi publicado ou atualizado, o número de downloads e comentário das pessoas que também baixaram o aplicativo. Se desejar, você também pode fazer uma avaliação. Clicando em “instalar” você continuará com o processo de instalação. Nessa última página, você vai visualizar as permissões que o aplicativo necessita para funcionar, entre elas estão: ler informações pessoais, encontrar localização (GPS), acesso à Internet, entre outros, depende da aplicação que você vai instalar. Para finalizar, clique em “Aceitar e fazer download” para baixar e instalar o aplicativo.

Depois desses passos simples, você deve ter percebido que Google Play, Play Store e baixar aplicativos não é tão complicado assim.

  • Dorinha Barbosa

    Mas não consigo instalar nada na play store

  • Nossa adorei a pagina muito explicativa e boa pf crie mais paginas com mais explicaçoes e nos ajude