O que é o AdBlock e como ele melhora a experiência de navegação

AdBlock Chrome Extensão
Publicado por Alexandre

O AdBlock é um plugin desenvolvido inicialmente para Google Crome com o objetivo de filtrar publicidade em websites. Atualmente, o plugin está disponível também para os navegadores Opera, Firefox, Microsoft Edge e Safari. Criado em 2009 por Michael Gundlach, o AdBlock foi inspirado no AdBlock Plus, uma extensão para Firefox disponível desde 2006 e já conta com mais de 40 milhões de usuários.

A crescente utilização de bloqueadores

A utilização de bloqueadores de anúncios está em ascensão nos últimos anos, junto com o crescimento de fraudes virtuais e a facilidade que os hackers têm de conseguir uma grande quantidade de tráfego para as suas campanhas maliciosas, através de redes de anúncios desqualificadas. Quando o usuário opta por bloquear anúncios, de quebra, ainda impede que scripts de rastreio coletem dados sobre os seus hábitos online.

AdBlock acelera navegação

O bloqueio de anúncios ainda melhora a velocidade de carregamento de sites e diminuem a quantidade de dados trafegados, que é ótimo para quem está conectado à internet através de uma rede com limite de franquia. Outro benefício que o bloqueador de propaganda proporciona é a diminuição da poluição visual provocada pelo excesso de anúncios. Confira a mudança visual que alguns sites famosos sofrem quando têm os seus anúncios bloqueados.

Visual do Facebook com o AdBlock

 

The New York Times com o AdBlock

 

YouTube com AdBlock

Legal, né?

Bloqueadores de bloqueadores de anúncio

Mas nem tudo são florem. Alguns sítios da web utilizam bloqueadores de bloqueador de anúncios. Eles detectam que o usuário utiliza um bloqueador de anúncio e impede que o conteúdo do site seja exibido até que o adicione à lista de exceções do AdBlock ou desativando-o completamente.

Bloqueador de bloqueador de anúncios