Entenda o que é modo de recuperação

recovery mode
Publicado por Redação

O modo de recuperação ou Recovery Mode, do inglês, serve para controlar as funções mais básicas no Android, é equivalente ao setup do Computador, onde estão listadas funções salva-vidas para que o seu sistema possa iniciar corretamente. Você pode precisar entrar no modo de recuperação caso tenha feito alguma configuração danosa ao seu aparelho, caso precise restaurar as configurações de fábrica, instalar alguma Rom Customizada ou simplesmente por curiosidade.

Como acessar o modo de recuperação

Cada aparelho e versão Android tem um jeito próprio de entrar no modo de recuperação e em alguns casos nem é possível acessá-lo, sendo necessário para isso, instalar uma pequena modificação, que por sua vez, também varia de acordo com a versão e a fabricante. Mas vamos ver como acessar o modo de recuperação de alguns aparelhos, veja se o seu está na lista.

Função do Modo de recuperação/ Recovery Mode

  • Reboot system now – Essa função serve para reiniciar o seu aparelho, sem fazer nenhuma modificação
  • Apply update from sdcar – Essa função é útil quando se está querendo fazer uma atualização a partir de um arquivo que está no cartão de memória, geralmente uma atualização de firmware ou uma Rom Customizada
  • Wipe data/factory reset – Reset de fábrica, bom para restaurar as configurações originais do aparelho
  • Wipe cache partition – Limpa os dados acumulados pelo uso, ou seja, limpa o chache

Samsung

Uma forma de acessar o modo de recuperação na maioria dos aparelhos Samsung com Android instalado é usando três teclas enquanto ele está sendo ligado.

Como acessar?

  1. Desligue o aparelho
  2. Pressione e segure na ordem volume para cima + tecla central + botão de ligar
  3. mantenha os três pressionado até que o aparelho ligue, logo depois solte-os

Acredito que essa técnica funcione com os aparelhos, Samsung Galaxy Y, Galaxy Ace, Galaxy S, Galaxy S2 e Galaxy S3 e muitos outros da família.

Motorola

Em aparelhos Motorola vamos fazer um processo parecido, entretanto usando apenas duas teclas. Como os aparelhos da Motorola são bastante diferentes uns dos outros, pode ser que também sejam bastante diferentes a forma que você acessa o modo de recuperação em cada um deles.

Motorola Defy – Como acessar?

  1. Desligue o aparelho
  2. Pressione e segure volume para baixo + botão de ligar
  3. Depois pressione o botão volume para baixo novamente

Motorola Atrix 4G – Como acessar?

  1. Desligue o aparelho
  2. Pressione e segure os botões volume para cima + botão ligar
  3. Depois pressione o botão volume para baixo