Nokia

Nokia X, Moto G e Xperia M2, que comece a luta

Nokia X ou Moto g

Alguns sites estão fazendo comparações entre o Nokia X, aparelho da fabricante de smartphones finlandesa, e o Moto G, da Motorola. O Nokia X e o Moto G são aparelhos completamente diferentes. Enquanto o Moto G carrega um processador Snapdragon 400 de 1,2 GHz e 1 GB de RAM; o Nokia X se contenta com um processador Snapdragon S4 de 1 GHz e 512 MB de RAM. Sem levar em conta que o Moto G tem uma câmera traseira de 5 MP, 8 ou 16 GB de armazenamento e uma tela que ganha em qualidade e resolução do iPhone 5s. Do outro lado temos um aparelho que roda uma versão “tosca” do Android, com 4 GB de armazenamento e câmera de três megapixels, com uma tela com resolução de 800 x 480 pixels.

Moto G Vs Nokia X

Sony Xperia M2 é bem mais parecido com o Moto G do que o Nokia X

Acho que comparar um com o outro é uma coisa injusta. O Nokia X é um aparelho de baixo custo, já o Moto G é intermediário. Acredito que dentre os lançamentos da MWC 2014, aquele que mais se assemelha ao Moto G, seja o Sony Xperia M2, que tem as mesmas características do seu concorrente da Motorola.

Moto G Vs Xperia M2

Ecossistema Moto G Vs Nokia X

Entretanto, não importa falar apenas das características do hardware. O ecossistema como um todo deve ser levado em consideração. Pode ser que no conjunto, a Plataforma Nokia X + 512 de RAM + 1 GHz de processador, se saia melhor que um processador de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e o Android puro do Moto G. Mas nesse ponto, podemos afirmar com toda propriedade que o Moto G se sai muito melhor. As customizações feitas em cima do Android criam camadas extras que podem levar a engasgos durante o desempenho das aplicações. Sem falar que 512 MB conta muito no quesito multitarefa, ou seja, são aparelhos completamente diferentes.

Preço do Nokia X em comparação ao Moto G

O preço do Moto G, no Brasil, pode ser levemente maior que o do Nokia X, que ainda não tem um valor definido, mas que não deve passar dos R$ 400. Mas o custo benefício do Moto G é muito maior que o do Nokia X. Vamos esperar a reação dos consumidores para ter mais detalhes do primeiro aparelho Android da Nokia, que é bem diferente do que o mercado esperava.