Plataforma do Nokia X é compatível com 75% dos aplicativos Android

A Nokia anunciou nesta segunda-feira (24) os seus aparelhos com Android na Mobile World Congress. Entretanto, para infelicidade dos que esperando uma experiência mais “androidesca”, como o que se vê no TouchWiz, Xperia UI, HTC Sence ou a própria versão pura do Android, a Nokia respondeu com uma Launcher completamente modificada. Praticamente irreconhecível. Além dessa cara, que mais lembra o sistema que roda nos aparelhos Asha e que nem chegam a ser considerados smartphones, a mudança pode afetar a compatibilidade dos aplicativos. Sem falar que você não tem acesso ao Google Play.

De acordo com a Nokia, 75% dos aplicativos Android são compatíveis com Nokia X

A Nokia anunciou que cerca de 75% de todos os aplicativos para Android, são compatíveis com a sua nova plataforma. Entretanto, os desenvolvedores devem portar a sua aplicação Android para a nova plataforma. Isso é necessário porque boa parte dos aplicativos utilizam serviços do Google, como o Google Maps, Adsense e sistema de pagamento. E para que essas aplicações estejam também disponíveis na Nokia X, o usuário deverá substituí-los pelos respectivos serviços da Microsoft.

Nokia X análise desenvolvedor

Nokia X SDK

Para a difícil tarefa de migrar os aplicativos Android para a nova plataforma, os desenvolvedores podem baixar o Nokia X SDK, Kit de desenvolvimento da plataforma Nokia X. E, de acordo com a própria Nokia, o processo de modificação dura menos de 8 horas.