Nokia Lumia 1020 review: o melhor cameraphone do mercado

O Nokia Lumia 1020 é o recém-lançado aparelho da Nokia que possui uma câmera de 41 megapixels. É um aparelho de alta definição que funciona na rede LTE 4G e roda o sistema operacional Windows Phone 8. O grande diferencial do Lumia 1020, com certeza, é a sua câmera, que apesar de ter um sensor de 41 megapixels gera uma imagem final de 5 megapixels, imagem esta que é muito mais nítida e incrivelmente limpa que a de qualquer outro cameraphone lançado no mercado até hoje. Conheça um pouco mais sobre o Nokia Lumia 1020 lendo nossa pequena review.

Review Nokia Lumia 1020

Já que a câmera do Lumia 1020 é o que o separa dos outros smartphones, vamos começar falando um pouquinho sobre ela. Antes de a Nokia lançar o Lumia 1020, ela já tinha um aparelho com o mesmo tipo de câmera, o Nokia 808 PureView. Fora a câmera, o 808 PureView não tinha nada de bom. Era um aparelho com um sistema operacional defasado, com poucos recursos de hardware e no final das contas, você não conseguia nem experimentar a qualidade das imagens no próprio aparelho, dada suas limitações. Dessa vez, a Nokia resolveu apostar grande e pegou um aparelho Lumia com uma ótima configuração de hardware, a câmera do 808 PureView, juntou com o Windows Phone 8 e criou o aparelho perfeito.

Câmera do Nokia Lumia 1020

Apesar do aparelho possuir um sensor de 41 megapixel, ele não gera uma imagem final com essa resolução, primeiro por causa da física dos sensores e o formato arrendado das lentes, que acaba deixando o aparelho com 34 ou 38 megapixels. E depois que 34 megapixels gera uma imagem muito grande, difícil de ver até no próprio celular, então é gerada uma imagem de 5 megapixels no final das contas. Mas calma, esse é o segredo da qualidade da câmera do Lumia 1020. Graças à tecnologia Oversampling, que cria uma coisa chamada super-pixel (onde vários pixels se juntam para formar um único pixel) a imagem que antes era de 41 megapixels fica com apenas 5, porém mantendo todas as informações da foto original. É como se pegássemos um quadrado de 5 megapixels e colocássemos uma imagem de 41. Obviamente teremos um ganho na qualidade da imagem.

Nokia Lumia 1020 câmera
Câmera de 41 megapixels do Lumia 1020

Zoom Óptico sem perda

Essa mesma tecnologia permite que você aplique Zoom digital a vontade sem sofre pixelização (perda na qualidade da imagem). A medida que você vai aplicando o Zoom, o número de pixels que formam o super pixel vai diminuindo e, no final das contas, você consegue obter uma foto de um objeto mais distante com a qualidade original da captura. O Lumia 1020 possibilita que você aplique Zoom até 6x.

Zoom depois de tirar fotos

Além de ter uma ótima câmera, com resultado final de imagem melhor do que o de muita câmera na mesma faixa de preço, e permitir aplicar zoom digital de até 6x sem perder qualidade na imagem, o zoom digital do Lumia 1020 é diferentes dos outros smartphones. Os celulares que permitem tirar fotografias com zoom digital dão a opção de fazer isso antes de fotografar, com o Lumia 1020, você pode tirar a foto antes e depois, se quiser, aplicar o zoom. Esse recurso é interessante porque evita que você tire fotos tremidas.

Vídeo em FullHD 1080p e áudio de alta definição

Com o Nokia Lumia 1020 você pode gravar vídeos em Full HD 1080p usando a tecnologia Oversampling, ou seja, você terá vídeos em alta definição com a mesma qualidade que as fotos tiradas no seu aparelho. Além disso, ele conta com estabilização de imagem, tornando os movimentos com a câmera mais suaves e impedindo tremido quando as gravações são feitas em movimento ou quando aplica o zoom digital. O Lumia 1020 também tem uma ótima qualidade na captura de áudio.

As pessoas que fazem vídeos para o YouTube podem achar que esse aparelho é um verdadeiro canivete suíço, já que tem tudo o que um yutuber precisa. E se você pagar um adicional, pode aumentar ainda mais as funcionalidades desse aparelho com o Camera Grip. O Camera Grip é um acessório que prolonga a vida da bateria do telefone, acrescenta um botão físico para fazer suas fotografias e ainda vem acompanhado de um tripé.

Nokia Lumia 1020 com Camera Grip
Lumia 1020 com Camera Grip

Flash de Xenon

Como se já não bastasse, o Nokia Lumia 1020 traz outro diferencial. que é o Flash e Xenon herdado de um parente, o Nokia Lumia 925. O flash de Xenon permite iluminar o ambiente de tal forma que as fotos tiradas não apresentem um aspecto esbranquiçado ou os olhos vermelhos, como acontece com aparelhos que usam o flash de LED. A melhoria no aspecto das fotos é tanta, que a Nokia fez um vídeo chamando os usuários de iPhone de zumbis.

Desempenho

O Nokia Lumia 1020 é alimentado por um processador Snapdragon S4 com clock de 1.5GHz, tem 2GB de RAM e roda o Windows Phone 8. O ponto forte do Windows Phone 8 é que ele não precisa de tanto hardware para funcionar de forma fluída. Dentro do Lumia 1020, o Windows Phone 8 tem um ótimo desempenho e não apresenta engasgos.

Ele roda muito bem os aplicativos e você pode alternar entre eles rapidamente sem sentir o peso do trabalho. Com exceção, claro, do aplicativo Pro Camera, que usa muito recurso do aparelho e faz um incrível trabalho com suas fotos, permitindo, inclusive, remover elementos indesejados que saíram na foto.

Nokia Lumia 1020 com Nokia Pro Camera
Nokia Pro Camera

Bateria Lumia 1020

O processador Snapdragon S4 ajuda a prolongar a vida útil da bateria. Não devemos esquecer que ele usa uma tecnologia para encapsular o calor, permitindo diminuir a temperatura do aparelho. Um dos grandes problemas do Samsung Galaxy S4 é o seu processador octa-core que vira e mexe transforma o aparelho numa frigideira ambulante. Além de diminuir a vida útil da bateria, um processador quente demais pode diminuir a vida útil do seu aparelho. Digamos que a decisão da Nokia em adotar o processador da Qualcomm foi sensata.

Memória Interna

Não podemos esquecer que Lumia 1020 tem uma supercâmera. Cada imagem de 5 megapixels tirada com o aparelho gera um arquivo de cerca de cerca de 10 MB. Seguindo esse lógica, se tirarmos 50 fotografias por dia durante um mês nós teremos cerda de 15 GB de arquivos apenas de fotos, sem contar o espaço ocupado por aplicativos, músicas, e-books, atualizações e outras coisas. A memória interna do Lumia 1020 é de 32 GB apenas. Sam Sabri, do site wpcentral, afirmou em uma publicação no site, que visitando a loja da Microsoft, viu uma versão de 64 GB. Ele acredita que se trata de um mero erro de digitação, mas muita gente gostaria de ter uma versão de 64 GB do Lumia 1020.

Câmera frontal

As pessoas falam tanto da câmera traseira do Lumia 1020 que acabamos esquecendo que ele tem uma câmera frontal de 1.2 megapixels. É uma ótima câmera para fazer vídeos chamadas. Apesar de ser um tipo de chamada pouco utilizada no Brasil, dada a precária qualidade da rede celular brasileira, a videochamada pode estar dando os seus primeiros passos, já que o Brasil está entrando na era 4G. Se bem que deveria ser perfeitamente possível fazer uma videochamada na antiga rede 3G.

Outras especificações

Tela de 4.5 com tecnologia ClearBlack, que deixa o preto mais preto,  WXGA (1280 x 768), AMOLED, Micro SIM, USB 2.0,  Bluetooth 3.0, LTE, bateria de 2000 mAh.