Nokia Corporation, a empresa que inventou o celular

A Corporação Nokia é uma empresa finlandesa de telecomunicações fundada na cidade de Nokia em 1865 por Fredrik Idestam. Ela já foi líder mundial na fabricação de aparelhos celulares. Em 2007 detinha aproximadamente 40% do mercado, hoje ocupa a sétima posição concentrando cerca de 2%, atrás de empresas como a Samsung, Apple, LG, Huawei e Sony. A história da Nokia começou bem antes da história dos celulares, mas foi graças à ela que os celulares se tornaram o que são hoje. Os aparelhos da empresa evoluíram ao longo do tempo e a Nokia se tornou referência em inovação e design. O sistema GSM, SMS e câmera digital embutida nos aparelhos, fizeram com que ela se tornasse a maior empresa de telecomunicações do mundo.

Nokia conectando pessoas

Sistemas Operacionais que equipam os aparelhos da Nokia

Atualmente a Nokia tem linhas de aparelhos celulares e smartphones. Desde de 2011 trabalha com a Microsoft para lançar aparelhos com o Windows Phone. Os primeiros aparelhos da empresa rodavam um sistema operacional Nokia OS, destinado a aparelhos celulares com recursos limitados de hardware. Com o desenvolvimento de aparelhos mais modernos, em parceria com a Motorola, Ericsson, Psion e Symbian Ltd, desenvolveu o Symbian OS, sistema operacional para celulares inteligentes, antecessor do Symbian. A Symbian Ltd seria comprada pela Nokia em 2008. Em 2013 a Nokia abandonou completamente o sistema Symbian e passou a adotar o Windows Phone como sistema operacional dos seus aparelhos.

As principais linhas de aparelhos da empresa são Nokia Lumia e Nokia Asha.

  • ainda acho o iOS da Apple o melhor sistema operacional para tele moveis e o windous acho o mais fraquinho é muito bom para pcs e notbooks.

    • Alexandre

      Gosto do iOS, ele é projetado sob medida para quem possui um iPhone, mas é cheio de restrições e bloqueios. Se tratando de utilidade, prefiro o Android. Apesar da segmentação e alguns casos de incompatibilidade entre modelos diferentes, ele é o que permite uma melhor customização, possui uma biblioteca de aplicativos infinitamente maior e não está restrito a um único fabricante.