Nokia 808 PureView – Review

Todo mundo gosta de fotos casuais, seja em festas ou em casa, a maioria das pessoas usam o seu smartphone para tal finalidade, mas já imaginou, ter em seu bolso um smartphone que tira fotografias com a qualidade que só as câmeras profissionais podem proporcionar? Conheça o Nokia 808 PureView, o smartphone com câmera de 41 megapixel.

Nokia 808 PureView

O Nokia 808 PureView é um aparelho estranho a primeira vista. Ele parece com uma câmera digital, só que realiza chamadas telefônicas. O design do aparelho é arredondado e com uma saliência onde fica a câmera. Tudo isso dá ao Nokia 808 PureView um status de smartphone diferente. Que chama a atenção por onde passa, começando pelo seu tamanho. Com uma tela de 4 polegadas, AMOLED 2.5D e protegido por Gorilla Glass, o 808 PureView é grandão. O aparelho tem 12,3cm x 6cm e sua parte mais fina tem 1,3cm de espessura. Já a parte onde fica a câmera do dispositivo tem 1,8cm.

Câmera

A câmera do 808 PureView é o que faz com que ele se destaque dos outros aparelhos smartphone. A tecnologia PureView é a responsável por toda essa robustez cameralógica. Com um sensor que permite ao 808 PureView capturar até 41 megapixels, um software é responsável por reduzir esse tamanho para 5, num processo que se chamo Oversampling. Esse processo faz com que as imagens fique mais nítidas e com menos ruído, muito menos ruído, já que ele junta vários pixels em um só, criando um superpixel.

Além de ter uma câmera que faz ótimas imagens em ambientes com pouca iluminação, a câmera do Nokia 808 PureView ainda conta com flash de xenon, bem mais poderoso que o flash LED adotado na maioria dos smartphones.

Tela do Nokia 808 PureView

Apesar de ter uma câmera com uma ótima qualidade, o mesmo não acontece com a sua tela. Mesmo fotografando em 41 megapixels, o Nokia 808 PureView tem uma tela com resolução de 640×360 pixels, o que acaba prejudicando a visualização da foto no próprio aparelho. Para ver as fotos com a qualidade original, você precisa transferi-las para o computador. Já que o celular impede de vê-las em sua total qualidade.

Mesmo assim, o 808 PureView conta com a tecnologia ClearBlack, que deixa o preto mais preto. Isso ajuda na hora de usar o smartphone em ambientes iluminados pela luz direta do sol. O ClearBlack melhora o ângulo de visão e diminui o reflexo.

Sistema operacional

O Sistema operacional é um dos pontes fracos do Nokia 808 PureView. Com o Symbian Belle, sistema operacional antigo e meio defasado, realiza as funções básicas de um smartphone, mas nada que não seja muito ruim.

Poder de fogo

O Nokia 808 Pure View tem um processador de 1,3 GHz e uma memória RAM de 512 MB. Apesar dessa configuração, parece que o Symbian Belle enfrenta engasgos e outros probleminhas mais, principalmente se você esquece as aplicações sendo executadas.

Bateria

A bateria do Nokia 808 PureView é de 1.400 mAh. Isso quer dizer que é um aparelho com uma ótima bateria, já que o público alvo da Nokia para esse aparelho não são os interneteiros que passam o dia usando a conexão 3G, lendo e mandando e-mails, lendo páginas da Internet e outras coisas, não. O público alvo são usuários moderados que prezam mais a câmera do aparelho, que as outras funções.

Preço

O preço do aparelho é bem salgado, dadas as especificações. Quase R$ 2 mil, dá a entender que se trata de um smartphone top de linha, mas não é bem assim. O Nokia 808 PureView tem um publico alvo bem específico.

Especificações técnicas

  • Bateria: 1.400 mAh.
  • Câmera: VGA (frontal) e 41 megapixels (traseira).
  • Conectividade: 3G, Wi-Fi, GPS, Bluetooth 3.0, DLNA, NFC, HDMI e USB 2.0.
  • Dimensões: 123,9 x 60,2 x 13,9 mm.
  • Kit contém: aparelho Nokia 808 PureView, fone de ouvido (3,5 mm), carregador, cabo USB e cordão de pulso.
  • Memória externa: suporte a cartão microSD de até 32 GB.
  • Memória interna: 16 GB.
  • Memória RAM: 512 MB.
  • Peso: 169 gramas.
  • Plataforma: Nokia Belle Feature Pack 1.
  • Processador: single core 1,3 GHz.
  • Sensores: acelerômetro, proximidade e bússola.
  • Visor: AMOLED 4,0 polegadas com resolução de 360×640 pixels e proteção Gorilla Glass.