Mozilla Popcorn Maker – Edite vídeos e remix o quanto quiser

A Mozilla está lançando várias ferramentas interessantes ultimamente. Ela está interessada no futuro da Web e uma ferramenta específica que me chamou atenção foi o Mozilla Popcorn Maker, uma aplicação para adicionar marcações e editar vídeos. Essa aplicação é simplesmente sensacional e é bem parecida com o editor de vídeo online do You Tube. Entretanto o Mozilla Popcorn Maker aparenta ser ainda mais potente. Você inclusive pode editar um vídeo do You Tube com elementos HTML por cima para dar ainda mais vida a suas edições. Eu fiz um pequeno vídeo bem amador que você pode ver no final do artigo só para testar essa ferramenta e até que ficou bonitinho, levando em conta a precariedade da forma como foi feito. Esse tipo de marcação é algo bastante sofisticado já que é possível criar noticiários, tutoriais, vídeo de passeios e uma infinidade de outras coisas.  Veja a seguir uma pequena introdução ao Mozilla Popcorn Maker e porque ele é tão potente assim.

Itens do Mozilla Popcorn Maker

Para acessar a página da aplicação use o endereço https://popcorn.webmaker.org/ Você deve ter percebido que é bem simples adicionar itens ao seu vídeo. A velha técnica do arrastar e soltar já se torna um pré-requisito na arte de montar seus vídeos com o Mozilla Popcorn Maker. Os itens passíveis de serem usados são Texto, Imagem, Wikipedia, Google Map, Twitter, Loop, Pular, Pausar e Pop-up. Se engana quem pensa que com “apenas” isso não dá para editar um vídeo bem feito, e se engana mesmo.

Remixar

Outra coisa interessante que você pode fazer com o Mozilla Popcorn Maker é remixar vídeos que já estão prontos. Basta pressionar o botão “remixar” que fica no canto inferior do reprodutor de vídeo do Popcorn Maker. E não é apenas os seus vídeos que você pode reciclar e sim todos os outros vídeos produzidos com o editor da Mozilla. E no final das contas você ainda pode usar o iframe para compartilhar a sua produção. A seguir o prometido vídeo.