Mozilla Persona – Esqueça os nomes de usuário

Uma das coisa mais chatas na Internet é ser obrigado a criar uma conta em cada serviço on-line que necessite de autenticação. Mas o problema maior, com certeza, é lembrar de todos os nomes de usuários e senhas que você criou Internet à fora. Para tentar solucionar ou no mínimo amenizar esse problema a Mozilla Foundation desenvolveu o BrowserID, que é uma ferramenta poderosíssima para tentar eliminar de vez esse lance de nome de usuário, que cá pra nós é um porre. Baseado na tecnologia do BrowserID a Mozilla criou o Mozilla Persona para facilitar nossas vidas.

O que é o Mozilla Persona

O Mozilla Persona é um sistema de autenticação. Ele serve para você acessar sites e outras coisas que precisam de uma conta, mais rápido. Assim ao invés de ter que de memorizar contas de usuários e senhas, basta ter uma conta no Persona e usar o seu endereço de e-mail para acessar esses sites, tornado a experiência de navegação do usuário muito mais agradável.

Caracteristicas do Mozilla Persona

Algumas características tornam o BrowserID e consequentemente o Mozilla Persona um mecanismo muito eficiente para fazer autenticação. O primeiro deles é o fato de ser descentralizado e qualquer endereço de e-mail poder ser usado. Nome de usuário não existe mais, o Mozilla Persona usa um e-mail para cada identidade.

mozilla persona 1

Exemplo de funcionamento

Acesse o site http://myfavoritebeer.org/, um site criado especificamente para mostrar como funciona o Mozilla Persona. A ideia do site é ajudar seus usuário a lembrarem qual a sua cerveja favorita, mas essa informação não pode ficar acessível a todos, afinal de contas essa informação pode ser usada por alguém para fazer propaganda etc, etc, então é usado um sistema de autenticação que fica no canto superior direito. Esse sistema como já é esperado é o Mozilla Persona. Digite sua conta de e-mail e clique em avançar, se o seu e-mail não estiver cadastrada no sistema, dois novos campos serão abertos, esses são os campos da senha. Informe sua senha e clique em concluir. Uma mensagem será exibida pedindo para que você confirme seu endereço de e-mail. Fazendo isso você já terá uma conta no Mozilla Persona e estará autenticado no Favorite Beer.

Desenvolvedores

Para os desenvolvedores essa ferramenta é uma maravilha divina, porque ele não precisa criar um sistema de autenticação e jogar isso para o visitante e depois perguntar se ela lembra ou não, e sim apenas implantar  o sistema e transformar esse visitante em um usuário e quem sabe até mesmo ativos.

[button url=”http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/07/14o-fisl-mozilla-persona-inova-o-sistema-de-login-na-internet.html” target=”e.g. _blank or _self” style=”grey” size=”small”] Imagem techtudo [/button]

Tópicos:

,