Os melhores aplicativos para quem ama observar as estrelas

Os melhores aplicativos para observar as estrelas
Imagem: Rakicevic Nenad / Stocksnap.io
Publicado por Alexandre

Numa época antes da Internet, TV ou rádio, quando o teatro era pouco difundido e tínhamos o hábito de caçar e coletar, nossos antepassados se reuniam em volta da fogueira e observavam as estrelas. Desde essa época até os dias atuais muita coisa mudou, mas uma coisa ainda permanece gravada no nosso DNA: o nosso fascínio pelos astros.

Por isso decidimos listar alguns dos melhores aplicativos para quem ama observar as estrelas e repetir o mesmo gesto de pequenez reproduzido pelos nossos ancestrais, inclinar o pescoço e olhar para o alto.

Observar as estrelas

Imagem: Edward Paterson/stocksnap.io

Observar as estrelas não requer nenhum conhecimento prévio, apenas um par de olhos e um pouco de sensibilidade. Mas é importante identificar os padrões. Os nossos ancestrais eram criativos em dar nomes às constelações, eles tinham o privilégio de observar um céu sem nenhuma poluição luminosa, mas em compensação, não na mesma proporção de benefícios, temos os nossos celulares.

1. Sky Map

Para quem procura se familiarizar com o nome das constelações e quer um aplicativo gratuito, o Sky Map é uma ótima pedida. Com esse aplicativo você tem em seu bolso um mapa do céu. Basta apontar o celular para a região que quer analisar e o aplicativo diz o nome das constelações, das estrelas e dos planetas que estão lá.

É possível realizar buscas e localizar um astro específico no aplicativo e saber a direção que ele se encontra no céu.

2. Stellarium Mobile Sky Map

Um outro ótimo aplicativo popular é o Stellarium Mobile Sky Map, esse não é gratuito, mas tem uma interface bem mais polida que o anterior. Ele conta com um catálogo que possui mais de 600 mil estrelas, galáxias e nebulosas, além de ilustrações das constelações.

O Stellarium ainda permite identificar satélites artificiais o que inclui a Estação Espacial Internacional, paisagem e atmosfera realista, por do sol e até poluição luminosa. O app conta também com simulação de extinção de estrelas e renderização 3D dos principais planetas do sistema solar juntamente com seus satélites. É um dos melhores aplicativos para observar as estrelas.

3. Star Walk 2

Um outro aplicativo gratuito é o Star Walk 2 Free – Mapa do céu em tempo real, esse aplicativo possui duas opções interessantes. A Máquina do Tempo permite que você avance no tempo para notar os movimentos celestiais, é possível também retroceder. O Modo Noturno é bom quando se está em um lugar onde não existe poluição luminosa.

4. Estação Espacial ISS Detector

Se você quer observar os astros a olho nu, esse aplicativo é uma ótima alternativa. Ele avisa quando a Estação Espacial Internacional estiver passando pela sua localização. A versão paga ainda conta com a opção de avisar sobre os satélites que fazem parte da rede Iridium e até planetas.

O aplicativo informa o grau de visibilidade e as condições meteorológicas para as observações. Ele é perfeito para quem quer observar os astros a olho nu ou saber a localização da Estação Espacial Internacional.

5. NASA App

Esse aplicativo não é de observação, mas possui muito material para quem gosta de fazer observações. O Aplicativo da NASA possui mais de 16 mil imagens, é possível assistir a TV da NASA e receber notícias sobre as missões da agência.

Com mais de 14 mil vídeos produzidos pela Agência Espacial Americana o aplicativo também permite obter tweets, acessar modelos em 3D de planetas, coleções de imagens da Terra, enfim, é muito conteúdo.

Ficou faltando algum aplicativo que você utiliza? Deixe aqui nos comentários e quem sabe ele entra numa nova lista.

Tópicos:

,