Mac OS – Sistema Operacional

O Mac OS X, ou Macintosh OS, é uma família de sistemas operacionais desenvolvida pela Apple para equipar os computadores da empresa. A denominação vem do primeiro computador a utilizar o sistema, Macintosh. O nome, Mac OS, só veio depois da versão 7.6 do sistema, antes ele era chamado apenas de System. O Mac foi o primeiro sistema operacional amplamente utilizado a se valer da interface gráfica. Foi o responsável pelo conceito de área de trabalho, com pastas e lixeira. O Mac é um sistema baseado no Unix e deu origem ao iOS, sistema móvel utilizado pela Apple em smartphones, tablets e Smart TVs. Fazem parte da família do Mac X os sistemas: Mac OS X v10.0, MAC OS X v10.1, MAC OS X v10.2,  MAC OS X v10.3, MAC OX X v10.4, MAC OS X v10.5, MAC OS X v10.6, MAC OS v10.7.

Mac OS X versao 10

O Windows foi inspirado no Mac OS

Querendo ou não, o Mac é o sistema operacional mais icônico. Utilizado como inspiração inclusive para a concepção do Windows. Quando Bill Gates visitou os laboratórios da Apple e viu o que eles estavam fazendo, tratou de chamar alguns engenheiros para iniciar o projeto que hoje conhecemos simplesmente como Windows. Onde o usuário pode interagir com o sistema através de janelas e um cursor na tela. Que coisa maravilhosa! Sem linha de comando.

Apesar de ser o primeiro sistema largamente utilizado a empregar a tal de interface gráfica, o conceito já vinha sendo desenvolvido por algumas empresas. A Xerox foi a que chegou mais perto daquilo que os dois frandes gênios acreditavam ser uma interface gráfica comercial. Se não fosse a falta de visão dos diretores da companhia na época do desenvolvimento da interface gráfica, talvez a Xerox saísse na frente da corrida pelo desenvolvimento do primeiro computador com mouse e telhado da história.

Tópicos:

, ,
  • Ss

    Ola, achei legal e bem interessante o artigo, mas falta as fontes bibliográficas utilizadas. Pois senão ele perde a credibilidade.