Linux, afinal é um núcleo ou um sistema operacional?

Linux é um termo utilizado para designar tanto o kernel (núcleo) de um sistemas operacional quanto o sistema operacional que tem o Núcleo Linux como kernel. Isso quer dizer que o Linux é o núcleo e também o sistema operacional. Você pode utilizar o mesmo termo para designar o Núcleo Linux e o sistema operacional baseado nele, dependendo do contexto em que é empregado. O Núcleo Linux foi desenvolvido em 1991 por Linus Torvalds na Universidade de Helsinki, baseado no sistema Unix. Por isso o nome Linux, junção do Linus com Unix. Atualmente o sistema vem sendo apoiado por empresas como Google, HP , IBM, entre outras. Hoje em dia a Linux Foundation, organização sem fins lucrativos, é quem padroniza, fornece serviços e funciona como um porta voz neutro para o desenvolvimento do plataforma Linux.

Licença Linux

O Linux é distribuído sob uma licença GPL, que permite que qualquer um use, modifique e redistribua de acordo com os termos da licença.

Richard Stallman

Linux é um sistema completo

O núcleo Linux quando recebe uma interface gráfica como a GNOME, KDE ou o Unity, se transforma em um sistema operacional completo. Aliado a softwares do sistema GNU, LibreOffice e Firefox, possui tudo o que um sistema operacional moderno, completo e seguro precisa.

Principais distribuições Linux

Hoje em dia existem diversos sistemas operacionais baseados em Linux. Os mais famosos são o Ubuntu, Debian, Fedora, OperSUSE e o já descontinuado sistema brasileiro Kurumin.