O Linux é um núcleo ou um sistema operacional completo?

Linux é o nome de um núcleo (kernel) desenvolvido por Linux Torvalds. E é também como são chamadas algumas distribuições que possuem o núcleo Linux.

Tudo começou em um projeto particular de Linus Torvalds. Ele tinha interesse em um sistema baseado no Unix chamado de Minix, criado por Andrew S. Tanenbaum.

Seu interesse no sistema o fez reescrever o código do Minix com a pretensão de torná-lo melhor. Depois de um tempo trabalhando sozinho, enviou a seguinte mensagem para o comp.os.minix.

… Como eu mencionei há um mês atrás, estou trabalhando numa versão independente de um S.O. similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está, finalmente, próximo do estado em que poderá ser utilizado (embora possa não ser o que você espera), e eu estou disposto a disponibilizar o código-fonte para ampla distribuição…

O núcleo foi desenvolvido em 1991 por Linus Torvalds na Universidade de Helsinki, baseado no sistema Unix. Por isso o nome Linux, junção de Linus com Unix. Atualmente, o sistema vem sendo apoiado por empresas como Google, HP , IBM, entre outras.

A Linux Foundation, organização sem fins lucrativos, é quem padroniza, fornece serviços e funciona como um porta voz neutro para o desenvolvimento do plataforma.

Licença Linux

O Linux é distribuído sob uma licença GPL, que permite que qualquer um use, modifique e redistribua de acordo com os termos da licença.

Richard Stallman

Richard Stallman é o pai do GNU e o filósofo por trás do movimento de software livre.

Linux é um sistema completo

O núcleo quando recebe uma interface gráfica – como a GNOME, KDE ou o Unity – se transforma em um sistema operacional completo. Aliado a softwares do sistema GNU, LibreOffice e Firefox, possui tudo o que um sistema operacional moderno, completo e seguro precisa.

Principais distribuições Linux

Hoje em dia, existem diversos sistemas operacionais baseados em Linux. Os mais famosos são o Ubuntu, Debian, Fedora, OpenSUSE e o já descontinuado sistema brasileiro Kurumin.